A secretária de Estado de Políticas para Mulheres (SEPMulheres), Concita Maia, esteve na tarde da última sexta-feira, 11, em Brasileia, para uma visita ao prefeito Everaldo Gomes, bem como para expressar o desejo de trabalhar em parceria na implementação das políticas de gênero no munícipio.
Também participaram da reunião a coordenadora de Direitos Humanos da SEPMulheres, Joelda Pais, o Assessor Jurídico da prefeitura, José Luiz Revollo Júnior, e a chefe de gabinete, Nely Braga.
Concita Maia iniciou sua fala ressaltando o compromisso do governador Tião Viana com as políticas púbicas de gênero no Estado e descreveu, passo a passo, algumas que já estão sendo definidas e inseridas de forma contínua e consistente. “O Plano Nacional de Políticas para as Mulheres está a todo vapor. Nossa meta é lançar o Plano Estadual, que terá demandas específicas das mulheres do Acre, apontadas nos processos de conferências estaduais e municipais”, afirmou.
Segundo o prefeito Everaldo Gomes, a parceria entre Estado e município é de fundamental importância. “Temos a convicção e queremos, sim, estabelecer parcerias. Entendemos que essa relação é uma via de mão dupla. Queremos desenvolver um trabalho diferenciado, onde o bem estar da população de Brasileia esteja acima de todos os entraves, até mesmo das siglas partidárias”, enfatizou.
O Pacto Estadual de Enfretamento à Violência contra a Mulher também foi uma das pautas da reunião, uma política de Estado que abrange todos os munícipios acreanos no intuito de criar ações que atuem diretamente na prevenção e combate à violência de gênero e fortaleçam o trabalho desempenhado pelos Centros de Referência de Atendimentos Especializados às Mulheres em Situação de Violência.
Para a coordenadora de Direitos Humanos da SEPMulheres, Joelda Pais, a adesão de todos, governo do Estado e prefeituras, possibilitará a estruturação das Redes de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência. “O trabalho em rede das instituições que atuam nas questões ligadas à violência de gênero proporciona um resultado maior e um atendimento mais qualitativo para essas vítimas”, disse Joelda.
Na ocasião ficou acordado que os serviços oferecidos pelo Centro de Referência de Atendimento Especializado à Mulher de Brasileia serão realizados por meio de uma parceria entre o Estado e a prefeitura.
“Uma das nossas prioridades para 2013 é o planejamento familiar. E entendemos que isso pode ser trabalhado, inclusive, nos próprios Centros de Referência, por isso a participação das prefeituras será necessária para que possamos ampliar e desenvolver essa ação. A nossa visita teve seu propósito cumprido: selar acordo para novas parcerias. O que nós queremos, de fato e de direito, é mais cidadania para todas as acreanas.”