Representantes da Obmep no Acre dialogam sobre a Olimpíada

Estão abertas em todo o país as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2017. O prazo para as instituições aderirem à competição se encerra no dia 31 de março.

No Acre, os preparativos para os exames já começaram. Na quinta-feira, 16, o representante da Olimpíada na região, Ivan Ramos, se reuniu com o secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão e equipe para tratar sobre a realização das provas.

“A Educação tem trabalhado assiduamente para que os alunos acreanos participem da competição. Nos reunimos hoje para discutir e traçar algumas metas integradas para a aplicação dos testes nos municípios”, explica Ramos.

Os preparativos para os exames já começaram (Foto: Assessoria/SEE)

O gestor garante continuar com o apoio em todo o processo. “Vamos continuar divulgando, preparando e incentivando a adesão dos nossos alunos, pois ela cumpre um papel importante no ensino da matemática e áreas afins”, destaca Brandão.

Preparação

São muitas as estratégias dos candidatos para conseguir uma medalha de ouro, prata ou bronze. Em Rio Branco, além das aulas regulares e dos programas na área de exatas, o Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia (IMCF), oferece um curso preparatório.

“Há três anos oferecemos este curso que ajuda a melhorar o aprendizado em matemática e contribui para aprimorar os conhecimentos dos inscritos. Qualquer cidadão interessado em se qualificar melhor é só nos procurar que iremos atendê-los”, disse Alessandro Nasserala, coordenador do Instituto.

Abrangência

A Obmep é voltada para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e estudantes do ensino médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais. A novidade desta edição é a participação de instituições de ensino privadas.

Para competir é necessário fazer inscrição pelo site. São duas etapas: a primeira fase será no dia 6 de junho e a segunda em 16 de setembro.

Obmep

A Obmep é a maior Olimpíada estudantil do Brasil e tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos.  É uma competição nacional, que se tornou um marco no calendário escolar de Norte a Sul do país.