Sistema integrado permite a aproximação das polícias e definição de metas conjuntas
Representantes das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros de Rondônia estão em Rio Branco para conhecer o modelo adotado pelo Governo do Estado de integração entre as polícias e de formação integrada implantada no Centro Integrado de Estudos em Segurança Pública (Ciesp). Atualmente mais de 800 profissionais entre soldados, sargentos e oficiais estão em formação no Centro.
E na manhã desta terça-feira, os visitantes participaram de reunião com a secretária de Segurança, Márcia Regina, no Ciesp. Segundo ela o maior diferencial encontrado no Acre é o trabalho de formação de maneira integrada em um centro de ensino único para policiais militares, civis e bombeiros militaras.
“Isso possibilita a melhoria da grade curricular dos cursos de formação, para que o Governo possa trabalhar a uniformidade e o perfil dos profissionais, voltado para o atendimento de polícia comunitária”.
De acordo com o capitão Giffoni, da Polícia Militar de Rondônia, a integração entre as forças públicas e a parceria com a sociedade são importantes para a busca da paz social, além de contribuir para o controle dos índices de criminalidade e violência.
O delegado de Polícia Civil de Rondônia, Antônio Paixão dos Santos, completou dizendo que a vinda dos representantes da cúpula da segurança pública foi motivada pelo compartilhamento de experiência. “Nossa missão é colher informações sobre o sistema de integrado, para implantá-lo em Rondônia. A aproximação das polícias afasta as dificuldades de relacionamento, somando em benefício da sociedade no combate ao crime”.