Representante do KfW conhece Seringal Cachoeira

No Acre, gerente de Florestas Tropicais do Kfw visita Seringal Cachoeira, em Xapuri (Foto: Luciano Pontes/ Secom)
Gerente de Florestas Tropicais do KfW e representantes do governo visitam Seringal Cachoeira, em Xapuri (Foto: Luciano Pontes/ Secom)

Cumprindo agenda no Acre, nesta terça-feira, 10, o gerente de Florestas Tropicais do Banco Alemão KfW no Brasil, Christian Lauershass, visitou o Seringal Cachoeira, em Xapuri, acompanhado do secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Edegard de Deus, e do professor de Economia Rural da Universidade Federal do Acre (Ufac) João Paulo Mastrangelo.

Lauershass conheceu as atividades da cadeia produtiva do seringal, como a castanha, a seringueira, a madeira, a roça de subsistência e a pecuária de pequena escala. “É uma experiência muito rica para mim conhecer a história dessas pessoas e os projetos de governo que são desenvolvidos por meio delas”, disse o gerente.

O KfW deve investir R$ 30 milhões no Sistema Integrado de Gestão e Monitoramento de Informações Ambientais do Acre, que será gerido pelos órgãos ambientais como ponto de partida para o planejamento e desenvolvimento das ações de meio ambiente do Estado.

O Seringal Cachoeira é o berço do movimento de resistência dos extrativistas em combate ao forte desmatamento que a região sofreu nas décadas de 70 e 80.

Após anos de luta e trabalho, vendo os produtos oriundos da floresta serem comercializados a preços injustos, a comunidade rural mudou de vida com a implantação de políticas públicas de valorização dos extrativistas e demais trabalhadores. Com o apoio e incentivo do governo do Estado, as comunidades que povoam o seringal desenvolvem projetos que impulsionam a economia local e garantem o desenvolvimento sustentável.

O manejo comunitário, o Programa de Florestas Plantadas e o Turismo Ecológico são os projetos pioneiros que têm proporcionado mais qualidade de vida aos produtores e mantido a floresta em pé.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter