Relógio solar atrai alunos para comemoração do Dia do Sol

O sol é uma estrela para todos, responsável por vários fenômenos e mudanças que acontecem na Terra. Na sexta-feira, 3 de maio, foi comemorado o Dia Internacional do Sol. Um fato de grande importância que para muitos passou despercebido, mas que para a Biblioteca da Floresta foi um dia de grandes emoções.

Alunos do ensino médio da Escola Humberto Soares acompanharam de perto como funciona o relógio solar e a importância do sol para a vida na terra.

Francisco Carlos da Rocha Gomes, analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e um dos dirigentes do Clube de Astronomia Gama Hidra do Acre (um dos grupos temáticos da biblioteca), proporcionou um conhecimento a mais para os alunos. O professor mostrou como é feito um relógio solar, a importância dos conhecimentos geográficos para a montagem e verificação da hora correta.

“É importante que os alunos compreendam a importância dos conhecimentos da natureza por meio de práticas demonstradas esta tarde. O principal objetivo é uma iniciação científica voltada para o público jovem, desperta a ciência nas crianças”, explicou.

No jardim da Biblioteca da Floresta os alunos esperaram o sol sair de uma nuvem para fazer sombra ao Relógio do Sol. O horário começou a surgir, marcado na linha perpendicular entre os números 14 e 15. Exatamente 14h30.

Uma alegria contagiou a todos. Os alunos que antes estavam mais agitados e apreensivos ficaram tranquilos e contentes, pois pela primeira vez puderam ver o horário natural de acontecimento da terra. Em seguida, no auditório da biblioteca, os alunos tiveram uma noção maior do que é o sol, da sua importância, qualidades e cuidados.

Para o estudante Hafiff Alcantara Assem foi uma tarde “muito legal, aprendi bastante inclusive que o sol faz bem a saúde, mas tem que saber a hora certa. Por exemplo, devemos pegar sol antes das 10h da manhã e depois das 4 da tarde”, relatou o aluno.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter