Depois de passarmos pelo Bujari e percorrer mais 115 quilômetros pela BR-364, chegamos a Sena Madureira. A cidade, formada às margens do Rio Iaco, é a terceira maior do estado, com mais de 42 mil habitantes.
No município, os técnicos do Instituto de Terras do Acre (Iteracre) já realizaram o cadastro das famílias, o levantamento topográfico e o georreferenciamento de áreas em alguns bairros.
“Após todos esses processos nos bairros e propriedades, os trâmites seguem para o Iteracre, cartórios e prefeituras. Esses são os primeiros passos da regularização”, afirma Nil Figueiredo, diretor-presidente do Iteracre.
O programa de Regularização Fundiária leva mais que o título definitivo às comunidades. O bairro Jardim Primavera, por exemplo, recebeu obras de pavimentação e redes de água e esgoto, por meio do Programa Ruas do Povo.
Empreendedores
Há três anos e meio o aposentado Josué Alves de Sá recebeu o documento de sua propriedade. Com o bem valorizado, ele vendeu o terreno que tinha e comprou uma casa mais próxima ao centro de Sena Madureira.
“Quando veio a equipe do Iteracre eu fiz o cadastro, aguardei um período e recebi o título. Eu construí, mas depois acabei vendendo o imóvel. Eu fui beneficiado com a iniciativa e hoje outras pessoas também estão sendo”, disse Josué.
Evaldo Viana é comerciantes e precisava de capital para investir no negócio da família. O lote no bairro Jardim Primavera era um dos bens que ele tinha, mas não queria se desfazer.
Ele viu no título definitivo a oportunidade que precisava. Assim que recebeu o documento, procurou o banco e ofereceu o terreno como garantia em um empréstimo.
“O Ruas do Povo passou lá e fez a rua, ficou bonito! Veio o Iteracre e entregou o título, eu fiz a casa, vendi e tive um bom lucro. Esse programa é muito bom, porque muitas pessoas têm sido beneficiadas”, lembrou Evaldo.
Investimentos
Até agora o governo já investiu mais de 16 milhões de reais na política de regularização fundiária. Para realizar o trabalho no interior o Iteracre conta com muitos parceiros, os cartórios são alguns deles.
“Nós estamos entregando o título gratuitamente. Isso é uma política pública implementada pelo governador Tião Viana que deu certo e que hoje está consolidada”, destacou Nil Figueiredo, diretor-presidente do Iteracre.
Manoel Urbano
E nós seguimos de carona com os técnicos do Iteracre na viagem pelo interior. O próximo desembarque é em Manoel Urbano, onde os moradores de um loteamento irregular reivindicam a regularização e infraestrutura.
Leia também: Regularização fundiária: uma realidade no Acre