Região do Croa passa a ter acesso à internet

O Rio Croa, que está localizado no Juruá, região noroeste do Acre, tornou-se mais integrado à internet desde a última sexta-feira, 28, quando recebeu a instalação de cabos de fibra ótica para internet móvel.

A região possui rica biodiversidade, atraindo turistas para o local, seja por sua beleza ou pela oferta de vivências espirituais oferecidas por integrantes da comunidade por meio da ayahuasca, chá milenar utilizado por muitas culturas amazônicas.

Em agosto, em visita técnica ao local, foi realizada uma reunião entre representantes das secretarias de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet) e de Indústria, Comércio e Tecnologia (Seict) e a comunidade, quando foi firmado o compromisso de que o governo do Estado faria a instalação dos cabos e a comunidade ficaria com as despesas mensais da telefonia. A atuação do poder público tornou real o sonho dos moradores, conforme afirma o condutor turístico e morador, Pedro Paulo SOBRENOME.

Comunidade terá acesso a internet móvel para oferta de produtos e receber turistas. Foto: Victor Nogueira

“Desde que começamos a trabalhar em parceria com o governo, conseguimos avançar muito nas conquistas e, por meio da Secretaria de Turismo, que fez essa reunião com a gente, o sonho se tornou realidade. Tenho certeza que agora conseguiremos trabalhar ainda melhor o turismo, que é o nosso trabalho e ganha-pão”, disse Pedro.

Para o titular da Seet, Márcio Pereira, o atendimento à comunidade é a maneira de a gestão fortalecer ainda mais a economia das comunidades locais.

“Estamos fazendo parte de uma gestão que dialoga e busca caminhar com as pessoas. Levamos as demandas da comunidade ao governador Gladson Cameli, que de pronto determinou que tanto a Seet como a Seict atendam às reinvindicações, e agora teremos mais um benefício para oferecer ao turista”, destacou o secretário.

O cabeamento está sendo feito desde a Trilha da Sumaúma até o porto de acesso à região.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter