Obras montam uma grande treliça para dar suporte à troca de peças comprometidas pela ferrugem
O Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infra-Estrutura Aeroportuária do Acre (Deracre) iniciou a segunda fase da reforma da ponte sobre o rio Iaco, em Sena Madureira. Responsável pela obra, a Construtora Cidade está montando uma grande treliça para substituir a estrutura atual da ponte. Com a treliça – uma espécie de segunda ponte -, os nós e as peças longitudinais (longarinas) poderão ser substituídas. Nós e longarinas se encontram prejudicados pela ferrugem e serão trocados por novas peças em aço maciço de alta resistência.
"Essa é a segunda e mais importante fase da obra", disse Marcus Alexandre, diretor-geral do Deracre. "Estamos colocando a treliça, que irá fazer o papel de estrutura da ponte nessa etapa." O Deracre, através da empresa contratada, está recuperando completamente a estrutura e o tabuleiro da ponte ao custo de R$ 5 milhões. A ponte José Nogueira Sobrinho faz a ligação do Iaco à BR-364, conectando as cidades ao longo da rodovia. A estrutura foi construída em 1984 e tem 182 metros de extensão.
Com a reforma, uma balsa vem fazendo a travessia dos viajantes 24 horas ao dia. As oscilações do nível do rio Iaco causam alguns transtornos e o Deracre pede atenção e paciência aos usuários porque as obras são de interesse público e quando concluídas darão muito mais conforto e segurança.