Reforçando o compromisso com a Saúde, Estado participa da inauguração do Cerest Regional em Rio Branco

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), participou nesta terça-feira, 21, da inauguração da unidade regional do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Aldenira Souza Cunha, localizado em Rio Branco, com atuação em 11 municípios do Baixo Acre. O Centro faz parte da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.

Estiveram presentes o representante do Ministério da Saúde, Roque Manoel; o deputado federal Eduardo Velloso; o secretário de Estado de Governo, Alysson Bestene; e o deputado estadual Adailton Cruz.

Descerramento da placa de inauguração do prédio do Cerest Aldenira de Souza Cunha. Foto: Odair Leal/Sesacre

O Cerest desempenha um papel fundamental, ao oferecer serviços de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) e fornecer suporte técnico-pedagógico e clínico-assistencial à rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Suas atividades visam à atenção integral à saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, incluindo ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

“Entendo que é o trabalho, a força do trabalhador que move e comanda o nosso país e a nossa economia. Valorizar essa política e apoiar o Cerest é uma preocupação nossa, do governo e do nosso governador”, ressaltou a vice-governadora, Mailza Assis.

Deividy Nascimento, filho de Nira, recebeu uma homenagem das mãos da vice-governadora, Mailza Assis. Foto: Odair Leal/Sesacre

O nome do Cerest Regional presta homenagem à militante de controle social Aldenira de Souza Cunha, conhecida como Nira, que foi uma defensora do Sistema Único de Saúde (SUS) e desempenhou um papel crucial como mentora e coordenadora da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) no Conselho Estadual de Saúde do Acre.
A inauguração contou com a presença de seu filho, Deividy Nascimento, que recebeu uma homenagem das mãos da vice-governadora, Mailza Assis. Aldenira de Souza Cunha morreu em maio de 2020, vítima de um câncer.

“Falar sobre minha mãe é uma missão difícil, recordar quem ela era, as suas causas e as bandeiras que ela defendia. Uma de suas frases era: ‘Não se faz políticas de saúde pública coletivas sem o controle social’. Fico feliz de ver o controle social, o movimento social sendo respeitado, tendo voz. Para ela, o controle social era sua outra família. Agradeço por essa homenagem”, disse Deividy, emocionado.

Deividy Nascimento, filho de Aldenira de Souza Cunha, e a vice-governadora, Mailza Assis. Foto: Odair Leal/Sesacre

O que eles disseram?

“Essa inauguração vem contribuir para que o Cerest atue da melhor maneira, proporcionando à sociedade uma referência de local de funcionamento da unidade.” – Andreia Pelatti, secretária adjunta de Administração da Sesacre

“Estamos inaugurando o Cerest Regional, composto por 11 municípios do baixo Acre. Foi todo estruturado com mobiliário do Ministério Público do Trabalho, proporcionando um ambiente de trabalho digno para nossos trabalhadores. Atendemos os 22 municípios, realizando inspeções, fiscalizações e ações em saúde do trabalhador.” – Sandreya Maia, coordenadora estadual do Cerest

“Quero destacar e agradecer pela homenagem dada a nossa amiga, a saudosa Aldenira, a nossa Nira, ela foi uma guerreira no controle social do Acre, exercendo com sabedoria e responsabilidade o papel de conselheira no Conselho Estadual de Saúde. A missão que temos agora é dar continuidade a esse legado.” – Elenilson Silva, presidente do Conselho Estadual de Saúde

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter