“É uma satisfação, como policial militar, poder contribuir com a PM”, essas foram as palavras que marcaram o discurso da presidente do Detran, Taynara Martins, durante a entrega de uma viatura e novos equipamentos para o Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário (Peltran) da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul. A aquisição do veículo e equipamentos é oriunda de um termo de cooperação entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar.
O Pelotão de Trânsito, que tem alcançado excelentes resultados no combate aos sinistros, popularmente conhecidos como acidentes de trânsito, ganhou reforço com uma nova viatura totalmente preparada com equipamentos de séries como preveem as regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O veículo também conta com a chamada tecnologia embarcada – que tem como objetivo tornar a experiência de condução mais eficiente, segura e confortável -, compartimento de condução de preso, sistema de iluminação de emergência, câmbio automático e outras especificações técnicas. Além da caminhonete, foram entregues também computadores e notebooks.
A presidente garantiu voltar a Cruzeiro do Sul ainda esse ano para realizar a entrega de mais recursos. “Em breve a gente vai estar entregando aqui etilômetros [bafômetros], uma nova viatura locada também para o policiamento de trânsito, além de uma van que vai seguir para os crimes de trânsito, principalmente relacionados à Lei Seca. São muitos investimentos. Iremos destinar duas starlinks para Cruzeiro do Sul”, explica Taynara Martins.
A starlink é um serviço de internet que utiliza conexão via satélite para levar uma conexão de alta velocidade aos seus usuários, facilitando o trabalho dos militares em locais de difícil serviço de conexão.
“Hoje a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPtran) consegue ser estendida a todos os municípios do nosso estado, graças a essa parceria com o Detran, que possibilita essa fiscalização com os materiais, equipamentos, e à valorização do militar”, destaca a tenente-coronel Eliana Maia, comandante do BPtran do Acre, que esteve presente na solenidade.
Modernizar, ampliar e garantir a segurança da sociedade civil sempre foram princípios da gestão do governador Gladson Cameli.
O que disseram
“No passado, a Polícia Militar não tinha condições de sequer fazer um atendimento no centro da cidade, por falta muitas vezes de um pneu ou de um combustível. Mas isso mudou. O atual governo e a gestão do Detran tem entrado com quase R$ 9 milhões por ano, para suprir essas necessidades”, frisa o subcomandante da PM Emílio Virgílio de Oliveira.
“Nós temos um pelotão com uma atuação forte aqui em Cruzeiro do Sul, e o nosso termo de cooperação que foi assinado esse ano dá um avanço enorme para as nossas ações. O recebimento desse material é uma amostra desse trabalho. Queremos agradecer a atual gestão por esse olhar. Assim, conseguimos trazer um melhor serviço para a nossa população”, ressaltou o tenente-coronel Edvan Rogério, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul.