Reestruturação do Fundo Estadual de Saúde é discutido durante oficina

Ráicri Barros, secretário adjunto de Atenção à Saúde, durante oficina do Conass (foto: Júnior Aguiar)

A segunda Oficina de Reestruturação do Fundo Estadual De Saúde, realizada pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) terminou na sexta-feira, 11, no Instituto Federal do Acre (Ifac).

O objetivo do encontro é a construção da matriz do plano de ação para as áreas de Administração Pública, Planejamento e Gestão, Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde e do Fundo Estadual de Saúde e Execução Orçamentária e Financeira.

Para alcançar esse objetivo, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para tratar de cada eixo.

“Cada grupo de trabalho elaborou seu plano de ação com diretrizes, objetivos, metas, indicadores, ações e responsáveis em cada área para que se ponha em prática a reestruturação gerencial da secretaria”, explicou o secretário adjunto de Atenção à Saúde, Raicri Barros.

A oficina é continuação do Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde, desenvolvido pelo Conass, que propõe a reestruturação gerencial das secretarias por meio da análise de áreas como planejamento, fundo estadual de saúde, execução orçamentária e financeira e gestão do trabalho e da educação em saúde.

Em julho passado, dirigentes, diretores e coordenadores de áreas técnicas da Sesacre participaram da primeira fase do programa, junto ao coordenador e assessora técnica do Conass, em Rio Branco. Na ocasião, o programa de apoio e sua metodologia foram apresentados aos participantes.

“Esse é um projeto de apoio para melhorar as áreas meios das secretarias e que são fundamentais para o funcionamento destas. O objetivo principal é identificar os problemas e definir prioridades para a construção do plano de ação”, disse o coordenador do Conass, René Santos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter