Reeducandos iniciam cursos profissionalizantes em Rio Branco

A parceria com o Senai visa formar 30 pedreiros e mestres de obras (Foto: Cedida)
Parceria com o Senai visa formar 30 pedreiros e mestres de obras (Foto: Cedida)

Na manhã desta quinta-feira, 2, reeducandos dos regimes semiaberto e aberto, que cumprem pena na Unidade Penitenciária 04 (UP-04) em Rio Branco, iniciaram o curso profissionalizante de pedreiro e mestre de obras. A ação é fruto de uma parceria entre o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

“Ao todo, são duas turmas, com quinze alunos cada. Eles terão 160 horas/aulas, entre teoria e prática. A ideia é oferecer às pessoas privadas de liberdade uma oportunidade de qualificação profissional”, explicou a gerente de Trabalho e Produção do Iapen, Jerlândia Sales.

Segundo o diretor da UP-04, Denis Leandro Picolo, vários cursos profissionalizantes são realizados periodicamente na unidade. “O Senai é um parceiro de longas datas. Já realizamos cursos de eletricista, pintor, encanador e outros, pois muitos quando chegam aqui não têm profissão. Prova disso é que pessoas que cumpriram pena estão trabalhando e têm uma profissão graças à capacitação adquirida aqui”, destacou.

Para o diretor-presidente do Iapen, Martin Hessel, a ressocialização só tem como dar certo por meio da educação, e essa ação que está sendo proporcionada com os cursos ministrados pelo Senai é a oportunidade que os reeducandos terão para aumentar a oportunidade de reintegração na sociedade, no processo de cumprimento de pena.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter