Reeducandos do regime semiaberto limpam parques de Rio Branco

Em 2016, a Sehab pretende selecionar 20 novos reeducandos para o projeto (Foto: Alexandre Noronha/Sehab)
Em 2016, a Sehab pretende selecionar 20 novos reeducandos para o projeto (Foto: Alexandre Noronha/Sehab)

Como parte do projeto “Demolindo o passado construindo um novo Acre”, idealizado pelo governo do Estado e executado pela Secretaria de Estado de Habitação (Sehab), homens com restrição de liberdade que cumprem pena em regime semiaberto realizam, além da demolição de casas desocupadas das áreas de risco, a limpeza de parques e áreas públicas de Rio Branco.

O parque Igarapé Fundo, que vai da rua Isaura Parente até a avenida Getúlio Vargas, foi o primeiro local atendido pela segunda fase do projeto que beneficia atualmente quatro reeducandos. Após a conclusão de três meses de trabalho, eles farão o curso de mestre de obra. Em 2016, a previsão da Sehab é selecionar 20 novos reeducandos para dar continuidade ao projeto.

Para Junior Freitas, chefe do setor de Regularização Fundiária e Demolição da Sehab, a solução para o problema carcerário no estado não é manter preso. “O Estado precisa dar oportunidade a essas pessoas para que elas recomecem a vida pessoal e profissional cumprindo sua pena, mas com os benefícios, que a lei garante, como o trabalho por redução de pena, por exemplo”.

Para cada três dias de trabalho, os reeducandos reduzem um de pena. Ao final do projeto são indicados para contratação por empresas do ramo da construção civil. Essa é uma forma de ressocialização e inserção dessas pessoas na sociedade e no mercado de trabalho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter