Reeducandos da Unidade Manoel Nery participam de oficinas de trabalho

Oficinas de trabalho são importantes na reintegração dos reeducandos (Foto: Onofre Brito/Secom)

A Unidade Penitenciária Manoel Nery em Cruzeiro do Sul está realizando cinco oficinas de horta, pocilga, marcenaria, posto de lavagem e a casa de farinha com o objetivo de reintegrar os reeducandos na sociedade.

“Temos uma portaria que regulamenta a oficina estabelecendo o horário de oito horas por dia de segunda a sexta. Esse processo é importante para a reintegração e diminuição da pena, o objetivo principal deles”, disse Antônio Fabiano Teixeira de Lucena, coordenador administrativo da unidade.

Responsável pela área educacional da unidade a pedagoga Vanilia da Costa Pinheiro, disse acreditar na educação como ferramenta de transformação para esses reeducandos. Com duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), 25 alunos se dividem nos dois segmentos que funcionam pela parte da manhã e a tarde.

“Uma vez por ano é realizado o Enem no sistema prisional, com edital específico e com condições particulares, e para nossa alegria numa edição cinco foram aprovados e estão cursando o ensino superior”, destacou.