Organizado pela Defensoria Pública da União (DPU), o 3° concurso de redação teve como tema “Mais direitos, menos grades”. A competição foi realizada em todas as unidades da federação, com 6.607 redações inscritas, sendo 5.044 de estudantes internos do sistema prisional do país.
A competição, dividida em cinco categorias, contou com a participação dos reeducandos internos da Unidade Penitenciária do Quinari (UPQ), que concorreram na categoria Redação IV para alunos de 6° ao 9°ano do ensino fundamental e 1° ao 3° ano do ensino médio em situação de privação de liberdade.
Os ganhadores do primeiro lugar receberam como prêmio um tablet, e os segundo e terceiro lugares, medalha de honra ao mérito. Os reeducandos acreanos premiados nas redações inscritas foram José Willian do Nascimento (1° lugar), Gilson Cavalcante (2° lugar) e Aryel Mayllow Acácio de Menezes (3° lugar).
O diretor da unidade, Arlenilson Cunha, ressaltou que a gestão visa oportunizar, promover e investir, principalmente, na educação. “Hoje temos módulos de ensino que abrangem a alfabetização, o ensino fundamental e o ensino médio. Recentemente adotamos o programa estadual Quero Ler, por meio do qual o governo do Estado pretende alfabetizar 60 mil pessoas em todo o Acre. Nesse programa, 18 presos estão sendo alfabetizados”, disse.