Social

Reeducandas participam de cerimônia de abertura do Projeto Reconstruindo Vidas

A maior parte do sistema prisional feminino está no Brasil, ficando no 5º lugar no ranking mundial.  Uma população extremamente fragilizada, com pouco conhecimento dos seus direitos e deveres. É por essa razão que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM) e da Diretoria de Políticas para Mulheres, juntamente com parceiros, desenvolveu o projeto Reconstruindo Vidas.

Na tarde desta segunda-feira, 21, iniciou a semana de programações do projeto ‘Reconstruindo Vidas’, na Unidade Penitenciária Francisco de Oliveira Conde, no pavilhão feminino.

Projeto ‘Reconstruindo Vidas’ recebeu 30 apenadas Foto: Neto Lucena

O objetivo do projeto é disponibilizar serviços jurídicos por meio do mutirão de processos com a Defensoria Pública e também de saúde, com a realização do exame de prevenção ao câncer de colo do útero e mamografia, em parceria com o Hospital de Amor, além de atendimento psicológico com auriculoterapia. O projeto contará ainda com palestras sobre empreendedorismo e empoderamento feminino.

“A nossa preocupação é unir forças para promover a dignidade das mulheres na sociedade. Esse é o papel da OAB, promover dignidade e direito”, destacou a diretora da OAB, Isabela Fernandes.

O projeto contou com diversos parceiros, como a OAB, por meio da Comissão da Mulher Advogada e Comissão de Direito Criminal, que doou os kits de higiene entregues às reeducandas; o Instituto Administrativo Penitenciário (Iapen), Secretária de Estado de Saúde (Sesacre), Defensoria Pública, Rotary Club de Senador Guiomard e Rotary Club de Rio Branco Galvez, Stúdio de Beleza Bonequinha de Luxo, ABMCJ, Hospital de Amor, Jorge Cosméticos e Padaria do Nonato.

Foram doados kits de higiene e sorteados produtos de beleza entre as reeducandas Foto: Neto Lucena

“Quero agradecer a todos que estão aqui. Essa ação é uma forma de garantir os direitos das mulheres, de forma digna. O projeto está apenas começando”, declarou a diretora de Políticas para Mulheres, Isnailda Godim.

A programação foi extensa, as reenducandas participaram, ainda, de sorteios de maquiagem e cortes de cabelo. Durante toda a semana serão realizadas ações de saúde, beleza, ressocialização e empreendimento.

O projeto contou com diversos parceiros Foto: Neto Lucena

“Esse é um trabalho que estamos iniciando. O que importa é fortalecermos o projeto. Queremos trazer o entendimento para elas seguirem fortes após saírem daqui”, destacou a secretária de Estado, Claire Cameli.