Na manhã desta quinta-feira, 10, as reeducandas da Unidade Feminina de Rio Branco tiveram uma manhã diferente. Bolo, poesia, música e um almoço diferenciado foram alguns dos ingredientes para comemoração do Dia das Mães no presídio.
A iniciativa é uma parceria entre o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Secretaria de Políticas para Mulheres (SEPMulheres) e doações da advogada Cláudia Albano e da primeira-dama, Marlúcia Cândida.
Mulheres de diversas idades, pertencentes ou não ao grupo da maternidade, reuniram-se para festejar a data. A reeducanda Patrícia *, 39 anos, conta que festividades como essa fazem com que ela reflita sua condição de pessoa privada de liberdade. “É um misto de emoções. Fico triste e alegre. Triste porque não posso estar com meus filhos num momento como este, alegre porque sei que ano que vem estarei com minha família nesta data”, declara.
Na oportunidade, a diretora da Unidade Feminina, Samara Morais, falou da importância de eventos como esse dentro dos presídios. “Ações como essa elevam a autoestima das reeducandas. O dia-a-dia no cárcere é muito complicado: música, poesia e outros componentes da arte proporcionam um bem-estar a essas mulheres tão sofridas”, declarou a diretora.
No fim do evento a secretária de Políticas para as Mulheres, Concita Maia, anunciou a confirmação de alguns compromissos firmados com as presas, garantindo uma vez por mês rodas de leitura, no dia 17 deste mês, uma oficina de autoestima e a construção de um campo para atividades esportivas. “Esperamos que, com esse evento e com os benefícios firmados, floresçam em cada uma de vocês o poder e a vontade de vencer, que sejam felizes e que acreditem no futuro melhor para cada uma”, disse Maia.
* Nome fictício