Rede Pública de Comunicação comemora os 71 anos da Difusora Acreana

Dia de confraternização na Rádio Difusora Acreana (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Dia de confraternização na Rádio Difusora Acreana (Foto: Edna Medeiros/Secom)

A Rádio Difusora Acreana, a Voz das Selvas, completa nesta terça-feira, 25, seus 71 anos de fundação. Em razão disso, servidores da Rede Pública de Comunicação se reuniram nesta manhã em clima de comemoração.

O programa Espaço do Povo, apresentado pela radialista Nilda Dantas, foi transmitido ao vivo no momento da confraternização, na área externa da Difusora, com a participação de ouvintes que compareceram ao evento.

Nilda resumiu o que representa esse momento com uma citação de Roquette Pinto, o precursor da educação na rádio: “O rádio é a escola dos que não têm escola. É o jornal de quem não sabe ler, é o mestre de quem não pode ir à escola, é o divertimento gratuito do pobre, é o animador de novas esperanças, o consolador dos enfermos e o guia dos sãos – desde que o realizem com espírito altruísta e elevado”.

Programa Espaço do Povo foi transmitido ao vivo durante as comemorações (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Programa Espaço do Povo foi transmitido ao vivo durante as comemorações (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Sempre de portas abertas, ao longo desses anos a Difusora faz a prestação de serviços públicos à população e já realizou muitos encontros e reencontros. “Esta rádio, além de ser escola, já realizou sonhos de muitas pessoas”, destaca o jornalista Ivan de Carvalho.

O diretor executivo da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), Alexandre Nunes, lembrou que cada servidor que tem acompanhado essa trajetória é importante nesse processo de crescimento da rádio. “Me sinto orgulhoso quando ouço o que temos colocado no ar, resultado do trabalho de um equipe que melhora a cada dia e faz valer todo o esforço que fazemos por melhorias para a instituição”, disse.

A secretária de Comunicação, Andréa Zílio, falou acerca do novo momento que vive a Voz das Selvas, agora com um aplicativo disponível, aliando tradição e tecnologia. “A comunicação pública é algo que nos desafia a cada dia, e a Difusora já é um patrimônio da história acreana, com um papel fundamental na vida do ribeirinho, do seringueiro, do homem que vive na floresta, enfim. E a ideia agora foi investir também no aplicativo para as pessoas que já acompanhavam a rádio pela internet, para aproximar cada vez mais as pessoas do que é e do representa essa instituição na vida do acreano”, comenta.

Além dos servidores da Secretaria de Comunicação (Secom), TV e Rádio Aldeia, além da Difusora, a secretária de Estado de Turismo e Lazer, Rachel Moreira, e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, também foram prestigiar o aniversário da emissora.