Rede de Pontos de Cultura e FEM discutem gestões de projeto

Pontos de Cultura debatem ações para sustentabilidade dos projetos (Foto: Assessoria FEM)
Pontos de Cultura debatem ações para sustentabilidade dos projetos (Foto: Assessoria FEM)

Representantes dos Pontos de Cultura do Acre estiveram reunidos com a presidente da Fundação Elias Mansour (FEM), Karla Martins, e gestores da instituição para elaborar ações institucionais com foco na gestão dos projetos. A ação do programa “Mais Cultura”, do Ministério da Cultura, em parceria com o governo do Estado, por meio da FEM, se encerra este ano. A seleção dos Pontos foi feita pelo governo do Acre, por intermédio da FEM.

O Acre é referência na política dos Pontos de Cultura. São 16 pontos atuantes que desenvolvem atividades artístico-culturais de cinema, teatro, leitura, cultura digital, dança e outros. No total, R$ 180 mil foram utilizados nos, últimos três anos, para a execução das atividades.

“Os pontos são pulsantes nas comunidades. O programa veio para dar um impulso às ações. Apenas quatro estados continuaram a política dos pontos e o Acre é um deles. Isso sinaliza que é possível uma gestão inovadora, contemporânea e coletiva entre poder público e sociedade civil”, disse Karla Martins, que aponta que é importante reforçar a Teia Estadual para a continuidade da ação.  “Existe sim uma expectativa de que os pontos acessem recursos do Fundo Estadual de Cultura, só temos que debater o formato, num diálogo entre poder público e sociedade civil”.

“Fico feliz com a fala da Karla Martins. Os Pontos já existiam nas comunidades e buscavam sustentabilidade. Somos, hoje, referência e isso é importante para o currículo, além de ajudar muito na captação de recursos e participação em outros editais”, disse Dani Mirini, coordenadora da Rede.

A Rede se prepara para a Teia Estadual, prevista para abril, e para o IV Fórum Nacional dos Pontos de Cultura/Teia Nacional, em maio deste ano, no Rio Grande do Norte.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter