Rede Cegonha apresenta novas estratégias para redução da mortalidade materna

Na reunião foi apresentado o plano de ações elaborado pela equipe da Maternidade Bárbara Heliodora (Foto: Assessoria Sesacre)

Na reunião foi apresentado o plano de ações elaborado pela equipe da Maternidade Bárbara Heliodora (Foto: Assessoria Sesacre)

Na tarde da última terça-feira, 14, o grupo Condutor Estadual da Rede Cegonha, esteve reunido no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para apresentar novas estratégias que visam à redução da mortalidade materna na Maternidade Bárbara Heliodora.

A Rede Cegonha foi instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da portaria 1.459, de 24 de junho de 2011. Dentre seus objetivos está a implantação de um novo modelo de atenção ao parto, nascimento, crescimento e ao desenvolvimento da criança de zero aos vinte e quatro meses de idade e da redução da mortalidade materna e infantil com ênfase no componente neonatal.

“Na primeira reunião de 2013 foi apresentado o plano de ações elaborado pela equipe da Maternidade Bárbara Heliodora. Na ocasião esse plano foi debatido pelos membros do grupo Condutor Estadual da Rede Cegonha, e, posteriormente no final deste mês será enviado ao Ministério da Saúde (MS), para a liberação dos recursos”, explica a coordenadora do grupo estadual da Rede Cegonha, Dalila Pontes.

Dalila ressalta que houve também a assinatura do termo de adesão e compromisso pela secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, e a gestora da Maternidade Bárbara Heliodora, Lorena Rojas, para que sejam criadas ações que objetivem a redução da mortalidade materna.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter