prestação de contas

Rede Acreana de Planejamento e Orçamento realiza o 2º encontro de 2023

Por Eduardo Montes

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou na manhã desta quinta-feira, 14, o 2º encontro da Rede Acreana de Planejamento e Orçamento (Replag), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), em Rio Branco.

Criada por meio do Decreto nº 8.686, de 16 de abril de 2021, a Replag é composta por servidores que atuam nos setores de planejamento e orçamento dos órgãos da administração direta e indireta, para articular, integrar e fomentar os processos e instrumentos de planejamento e orçamento, visando eficácia, eficiência e efetividade das políticas públicas.

Foram revistos os objetivos por secretaria e órgão, trazendo um pouco essa perspectiva, como o PPA será monitorado nos próximos quatro anos. Foto: cedida

“A Rede Estadual de Planejamento, Orçamento e, agora, Governança é uma peça fundamental para que possamos garantir que o planejamento do Estado possa ocorrer de maneira coordenada e integrada. A Replag também tem o papel de agir como guardiã daquilo que foi planejado durante o seu processo de execução, para que o governo do Estado e todo o serviço público possa estar entregando cada vez mais serviços de qualidade para a nossa população, para os nossos cidadãos e, assim, ter de fato um Acre mais justo, inclusivo e socialmente sustentável ao longo dos anos”, explica o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão.

Na ocasião, foi realizada a orientação para a prestação de contas do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, apresentação da síntese do PPA 2024 -2027, resumo da Agenda Acre 10 anos, e o papel da governança e orientações gerais para o fechamento do exercício 2023.

Os órgãos terão até o fim do mês de janeiro de 2024 para concluir o preenchimento do Sistema de Monitoramento do PPA e Governança, onde serão gerados os relatórios de gestão de cada órgão e o resultado final de execução do PPA vigente e o percentual alcançado de metas realizadas.

Para Wagner Sena, diretor de Planejamento Estratégico e Governança da Seplan, o momento com a Replag foi muito significativo, destacando os desafios enfrentados ao longo do ano, durante a construção do Plano Plurianual. “Conseguimos construir esse plano a partir do trabalho dos membros da rede, unindo os técnicos do planejamento com os técnicos de orçamento que, em paralelo à elaboração do PPA, estavam elaborando e coordenando a elaboração do orçamento do seu órgão”, afirmou.