Rede Acreana de Cultura une forças e lança o Porto Arte Festival

Evento reúne produtores e artistas de diversas áreas em benefício do desenvolvimento cultural do Estado

Oficinas, espetáculos teatrais, apresentações com artistas do estado e grupos tradicionais como quadrilhas, fanfarras e a tradicional marujada são alguns dos elementos que integram a programação do Porto Arte Festival. O evento vai ser realizado nos dias 3, 4 e 5 de setembro na cidade de Porto Acre, sempre a partir das 8 horas. O objetivo é integrar as artes, trabalhar a valorização dos artistas da terra e levar inclusão cultural para os moradores daquele município que carrega a história da Revolução Acreana.

A iniciativa é da Rede Acreana de Cultura (RAC), que atualmente é composta pelas fundações Garibaldi Brasil e Elias Mansour, SEBRAE/AC, SESC/AC, IPHAM e SESI/AC. A instituição teve a ideia de reunir o conhecimento, as experiências e intimidade com técnicas de produção de diversos produtores que vieram de segmentos como o teatro, música, educação e ação social. Todos eles participaram de uma oficina sobre empreendedorismo cultural oferecida pelo SEBRAE do Acre.

A empresa acredita que essa capacitação pode gerar uma reação em cadeia e que os diversos grupos ligados a esfera cultural terão a oportunidade de se profissionalizar. "Essas pessoas serão instrutoras e ficam responsáveis em propagar as técnicas e estratégias de crescimento econômico e estrutural no campo da cultura. Essa é a contrapartida, agora eles vão atuar para difundir o aprendizado para outros grupos, formando assim uma grande teia de saberes", explica Alex Lima, representante do SEBRAE/AC.

Por esse motivo, a RAC acredita que o Porto Arte Festival vai ser o projeto piloto de uma etapa importante para os seus idealizadores, uma espécie de formação continuada. "Ele vai servir como experiência para dezenas de produtores culturais e também será um desafio. Nós pretendemos reforçar o vínculo do produtor independente junto aos poderes público e privado", comenta Thalyta França, produtora cultural. Confira a programação

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter