Reciclagem de resíduos será implantada nas repartições do governo

Na tarde de quarta-feira, 8, foi realizada no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) reunião para apresentação do Programa Estadual de Reciclagem, que determina a todas as secretarias, órgãos da administração direta e indireta, autarquias e fundações que façam coleta seletiva dos resíduos produzidos em suas dependências, conforme decreto governamental nº 04.010, de 4 de junho de 2012.

Fátima Silva, coordenadora do Departamento de Educação e Difusão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), informou que o decreto estabelece a criação de uma Comissão Organizadora e de Monitoramento do Processo de Implantação das Boas Práticas de Consumo Sustentável na administração pública estadual. A instância será coordenada pela própria Sema e composta pela Sefaz, Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Diretoria de Humanização da Fundação Elias Mansour (FEM), Secretaria de Educação (SEE),  SEPMulheres e Secretaria de Gestão Administrativa (SGA).

A comissão deverá atuar junto aos demais órgãos do Estado, auxiliando no processo de planejamento e promovendo capacitações e palestras informativas. Para isso, foram convocados dois servidores de cada setor governamental, titular e suplente, no intuito de elaborarem projetos, planos de trabalhos e cronograma para a implantação da gestão ambiental sustentável e/ou consumo sustentável nas repartições.

Na elaboração do projeto-piloto, segundo a coordenadora, é fundamental a observação de alguns fatores: o uso racional dos recursos, a gestão adequada dos resíduos, a qualidade de vida no ambiente de trabalho, a sensibilização e a capacitação dos servidores e a licitação sustentável. Os participantes da reunião, representantes dos mais diversos setores do Estado, deverão entregar suas propostas até o próximo dia 17.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter