O bairro Recanto dos Buritis é mais um onde as obras de pavimentação de ruas já estão acontecendo na cidade de Rio Branco. Na tarde da última quarta-feira, 18, o coordenador do comitê gestor do programa Ruas do Povo em Rio Branco, Marcus Alexandre, reuniu-se com a comunidade na Escola Josué Fernandes para falar dos trabalhos que já estão sendo realizados.
Já nesse primeiro momento, serão 19 ruas onde serão executados os mais diversos serviços, como drenagem, rede de água, rede de esgoto e pavimentação. Além delas, o comitê gestor também fez o levantamento de mais 12 ruas, cuja parte será incluída no projeto existente e outras deverão ser incluídas em um novo projeto a ser elaborado.
“O mais importante é que estamos assumindo com a comunidade o compromisso de pavimentar todas as ruas do bairro. Não se trata mais de reuniões como antigamente, nas quais o debate era em torno da pavimentação de uma rua e a discussão para saber qual rua seria beneficiada. Agora, não: todas as ruas irão sofrer alguma intervenção do programa Ruas do Povo”, afirmou Marcus Alexandre.
Na reunião com os moradores, Marcus também fez questão de lembrar alguns bairros onde a prefeitura de Rio Branco está realizando a intervenção e em outros o próprio governo do Estado, como o Recanto dos Buritis. O bairro é um dos 35 onde as obras já estão contratadas.
Os trabalhos de limpeza já começaram e Marcus Alexandre chamou a atenção para que a comunidade cobre um serviço de boa qualidade “para que não se tenha que fazer o mesmo serviço duas vezes”.
Os investimentos no bairro para a drenagem, rede de água, rede de esgoto e pavimentação são da ordem de R$ 3 milhões, recursos do empréstimo contraído junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Bom lembrar que vamos trabalhar para incluir também as travessas que haviam ficado fora do projeto”, explica Marcus Alexandre.
Assim como tem feito em várias reuniões, o coordenador do comitê gestor pede uma atenção toda especial com as crianças, uma vez que haverá um grande número de máquinas pesadas para que não haja nenhum tipo de acidente.
“Temos que ter humildade também para ouvir os moradores, porque, mesmo sem uma formação técnica, muitas vezes eles conhecem um problema de sua rua melhor do que qualquer engenheiro”, reconheceu.
No Recanto dos Buritis, a maioria das ruas sofrerá intervenção da rede de água, na rede de esgoto, na drenagem e na pavimentação. Um panfleto será distribuído aos moradores para que eles possam ter informações necessárias em relação às obras que estão se iniciando no bairro.