Redução do número de mortes causadas por asfixia em recém-nascidos foi o tema do curso ministrado pela pediatra Ana Isabel Monteiro, coordenadora estadual do curso de reanimação neonatal, na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, no último sábado, 19, e domingo, 20.
“Nesta primeira etapa, o curso está sendo ministrado para médicos e enfermeiros que atuam nessa unidade de saúde. Nós buscamos reduzir esse tipo de mortalidade, tendo em vista que o Brasil apresenta altos índices de mortes de recém-nascidos, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste”, explica a coordenadora.
A capacitação também será ministrada para bombeiros e parteiras, em outro momento. “O Ministério da Saúde destinou vagas desse curso para 21 instituições de saúde do país e a Maternidade Bárbara Heliodora foi uma das contempladas. Ao todo, serão capacitadas mais 70 pessoas”, disse Ana Isabel Monteiro.
A maternidade da capital recebeu do Ministério da Saúde kits que possibilitam a realização de outras edições dessa capacitação na unidade. “Isso vai permitir que a direção faça novas qualificações, à medida em que note que sejam necessárias para o bom atendimento dos recém-nascidos”, concluiu a pediatra.