Realidade virtual leva público do Fórum Indígena à imersão no coração da Amazônia

Já imaginou poder sobrevoar as florestas ou estar no coração da Amazônia respirando ar puro e, num piscar de olhos, se deparar com um cenário devastador causado pelo fogo? Vivenciar tudo isso e muito mais é possível com o filme em realidade virtual, da Iniciativa Inter-Religiosa pelas Florestas Tropicais no Brasil (IRI-Brasil).

Realidade virtual leva público do Fórum Indígena à imersão no coração da Amazônia. Foto: Neto Lucena/Secom

A iniciativa utiliza um vídeo interativo em que é possível vivenciar essas emoções. O filme foi produzido com o objetivo de conscientizar acerca dos riscos da crise climática e a importância do papel que as florestas desempenham para proteger a população e alcançar o desenvolvimento sustentável do Brasil.

A IRI está presente no Fórum Indígena realizado pelo governo do Estado. No saguão que dá acesso ao Anfiteatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), os participantes podem vivenciar essa experiência única.

A acadêmica do curso de Enfermagem, Iakupã Apurinã, que vive na área urbana de Rio Branco desde criança, chorou emocionada ao assistir ao filme.

“É um misto de emoções. Você vê a natureza, a dimensão, a beleza, e também a força do homem contra tudo aquilo [floresta]. Senti uma tristeza muito grande, porque o filme nos tira de um cenário de beleza, que é a floresta, para um de destruição. Cheguei a me emocionar, porque é você dentro de uma realidade que vivemos. Isso traz a noção de como é bom continuar lutando em defesa do meio ambiente”, disse.

O estudante do curso de Pedagogia da Ufac, Davi Marques, relata o sentimento e o aprendizado.  “Me trouxe uma reflexão porque mostrou a Amazônia preservada e depois queimada. Revelou a realidade que eu nunca enxerguei: ver como isso está destruindo a Amazônia”, pontuou.

“Revelou a realidade que eu nunca enxerguei: ver como isso está destruindo a Amazônia”, relata Davi Marques. Foto: Neto Lucena/Secom

O fórum

O 1º Fórum Indígena sobre Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais do Acre é uma realização do governo do Estado, por meio do Gabinete do Governador (Gabgov), da Assessoria Especial Indígena e do IMC. O objetivo é promover a conscientização da inclusão dos povos indígenas nas discussões sobre as mudanças climáticas e as políticas socioambientais do Acre. O fórum se estende até está sexta-feira, 7.

IRI-Brasil

A iniciativa é uma plataforma que promove o engajamento de lideranças religiosas que possam ampliar a visibilidade dos riscos da crise climática e ressaltar a importância do papel que as florestas desempenham para proteger a população e alcançar o desenvolvimento sustentável do Brasil. Para saber mais, acesse aqui

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter