Ranking das empresas que mais receberam reclamação em novembro

O  atendimento do Procon na OCA, é realizado na  Praça Rosa (Foto: Assessoria Procon)

O atendimento do Procon na OCA, é realizado na Praça Rosa (Foto: Assessoria Procon)

Neste mês de novembro, o Procon registrou 2.434 atendimentos ao público na OCA, fiscalizou 64 estabelecimentos e detectou que 35 estavam adequados às normas. Ainda referente às ações em novembro, o órgão atingiu publico estimado em mais de 540 pessoas, com palestras, participações em ações comunitárias e entrega de materiais de educação para consumo. Nesse período foram registradas 167 audiências e 412 processos arquivados.

No ranking das empresas que o consumidor mais esclareceu as duvidas e reclamou no Procon da OCA, a operadora Brasil Telecom Celular lidera, com 112 atendimentos relacionados a ela. Em seguida, vêm a operadora Vivo (99), o Banco Itaucard (88) e a empresa Claro (64). “O atendimento ao consumidor se faz necessário em todos os aspectos, que vão desde uma simples consulta até a abertura direta de reclamação”, explica Vanuza Messias, diretora do Procon.

O quadro muda com relação às empresas que mais tiveram reclamações formalizadas – aquelas que geram processo e audiências conciliatórias. Nesse ranking, a Companhia de Eletricidade do Acre (Eletrobras Distribuição Acre) lidera, com 32 reclamações formalizadas, seguida do Banco Cruzeiro do Sul (26), Banco BMG (23) e a empresa Samsung Eletrônica da Amazônia (19).

A diretora ainda fala sobre o direito que o consumidor tem de formalizar sua reclamação. “Para o consumidor, o processo administrativo decorre do direito constitucional de petição, isto é, de exigir formalmente dos órgãos públicos competentes providências em defesa dos direitos do consumidor, ou contra ilegalidade ou abuso de poder que tenha sofrido”, ressalta.

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