Ramal do Mutum é incluído no Programa de Pavimentação e Piçarramento de Ramais

Ação de governo faz parte do Pacto Agrário e tem a proposta de ampliar os investimentos na zona rural do Estado

estrada_mutum.jpg

Governo do Acre assina ordem de serviço para início das obras de pavimentação e recuperação do ramal do Mutum

Facilitar o escoamento da produção e o acesso das crianças à escola, além de permitir maior integração entre os municípios. Estes são os resultados práticos de mais uma ação de governo firmada na manhã desta sexta-feira, 29, na escola municipal rural Mário Lobão. A assinatura da ordem de serviço que autoriza o início das obras de restauração e pavimentação do Ramal do Mutum, em Rio Branco faz parte do Programa de Recuperação de Ramais previsto no Pacto Agrário, um acordo institucional de esforços para a ampliação dos investimentos no meio rural do Acre.

A empresa AS Lamar, sob a supervisão do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), tem o prazo de cinco meses para executar as melhorias, que incluem a recuperação e a construção de linhas de bueiros e de valetas, drenagem e também a pavimentação de 12,5 quilômetros, desde a rodovia AC-10. “Este é um trabalho de recuperação total em um dos ramais mais importantes da capital. Ao longo do ramal do Mutum mais de 250 famílias residem e produzem”, destacou o diretor-presidente do Deracre, Marcus Alexandre.

 

Veja o vídeo

O secretário municipal de Agricultura, Jorge Fadel, lembrou durante a solenidade de lançamento das obras que o programa de recuperação de ramais atende a critérios pré-estabelecidos e debatidos entre as esferas de governo, sindicatos, federação, além de contar com a participação efetiva da comunidade para que sejam definidos quais ramais serão beneficiados inicialmente.

As obras estão orçadas em quase R$ 5 milhões e passam a ser executadas com recursos do Governo do Estado e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço os secretários estaduais de Produção, Nilton Cosson, de Floresta, Carlos Ovídio, os secretários municipais de Educação, Moacir Fecury, de Agricultura, Jorge Fadel, o deputado estadual, Luiz Tchê e o deputado federal Nilson Mourão, além de representantes dos produtores e moradores beneficiados.

Atualmente o Programa de Pavimentação e Piçarramento de Ramais está presente em 18 das 22 cidades do Estado. São 24 equipes de trabalho distribuídas pelas obras nos ramais. Na região de Rio Branco mais de 20 ramais estão sendo trabalhados. O que garante que os números de 2007, quando 30 quilômetros de ramais foram pavimentados, sejam superados. Com o início das obras no Mutum, sobe para mais de 50 quilômetros de ramais asfaltados no Acre em 2008.

{xtypo_rounded2}Programa de recuperação de ramais consolida o sistema de produção

Ao longo do Ramal do Mutum mais de 250 famílias desenvolvem algum tipo de cultura. São pequenos produtores que atuam nas áreas da piscicultura, aves, milho e até rapadura. “O trajeto que hoje nós fazemos em 40 minutos com muita dificuldade pode ser reduzido à metade com as melhorias que começam a ser implantadas com a assinatura da ordem de serviço”, comemorou o produtor de rapadura José Leandro Bonfim. Ele conta que a pavimentação do ramal irá facilitar a escoação da produção de uma tonelada por mês do produto.

Para o secretário de Extensão e Produção Familiar, Nilton Cosson, o programa de melhoramento dos ramais do Estado tem sido primordial para a consolidação do sistema de produção. “Garantir o escoamento é tão importante quanto fomentar a produção. Estas ações fortalecem o mercado local”.{/xtypo_rounded2}

{xtypo_rounded2}Parceria entre comunidade, poder legislativo, governo do Estado e prefeitura resulta em melhorias

 

estrada_mutum_tche.jpg

Deputado estadual Luís Tchê foi um dos articuladores para que o investimento fosse viabilizado

“O encontro de hoje é de comemoração, mas ainda temos muitas necessidades”. Estas palavras são de um dos representantes dos moradores do Ramal do Mutum. César Augusto Ramos, acompanhou desde o início as discussões para que o ramal fosse incluído no programa. Segundo ele, o deputado estadual Luiz Tchê foi um dos grandes entusiastas para que as demandas se tornassem realidade. “Ele participou de várias reuniões na comunidade. E sempre foi um grande parceiro”, relatou César Augusto.

Luiz Tchê, que também participou da solenidade de lançamentos das obras enfatizou a participação da Assembléia Legislativa no processo de desenvolvimento da zona rural do Estado. “As ações de governo contam com o envolvimento da Aleac. Os resultados podem ser acompanhados porque existe um planejamento do Governo”, disse ele. O deputado salientou ainda o envolvimento da comunidade para que as reivindicações fossem atendidas. “Sabemos que ainda temos muito para fazer pelos produtores do Estado, mas estamos no caminho certo”, finalizou Luiz Tchê.{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter