Radioterapia é retomada no Hospital do Câncer em Rio Branco

Representantes do MPF e MPE verificaram funcionamento da máquina durante visita a unidade hospitalar (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Representantes do MPF e MPE verificaram funcionamento da máquina durante visita a unidade hospitalar (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

A máquina de radioterapia do Hospital do Câncer de Rio Branco voltou a operar nesta segunda-feira, 9 e a partir desta terça-feira, 10, volta a atender pacientes em tratamento de câncer. O anúncio da retomada das atividades foi feito pelo secretário de Saúde em exercício, Kleyber Guimarães, durante visita à unidade hospitalar.

Na ocasião, o procurador do Ministério Público Federal (MPF/AC) Luiz Gustavo Mantovani e o promotor do Ministério Público do Estado do Acre (MPE/AC), Gláucio Ney Shiroma Oshiro fizeram uma visita ao hospital e conversaram com o técnico da empresa Invap, responsável pela manutenção da máquina.

“Numa reunião com os representantes do Ministério Público Federal e Estadual nós apresentamos todo o trabalho realizado desde a sexta-feira para restabelecer os serviços de cobaltoterapia. Todo o trabalho foi concluído, a máquina já operou em caráter experimental e a partir desta terça-feira a radioterapia estará em pleno funcionamento”, frisou o secretário em exercício.

Gláucio Ney Shiroma Oshiro ressaltou que a reunião com a equipe de gestão da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) foi agendada há alguns dias e acabou coincidindo com o período em que os técnicos da Invap chegaram ao Estado para reparar a máquina.

“Na conversa com o secretário foi nos informado que foram corrigidas todas as falhas e a máquina já poderia voltar a prestar seus serviços. Por isso, nós viemos para verificar in loco e conversar com o técnico da empresa porque sabemos da dificuldade que é vir ao Acre para fazer essa manutenção, também aproveitamos para confirmar todo o serviço feito aqui”, completou o promotor.

No período em que a máquina de radioterapia estava sem operar, os pacientes em tratamento de câncer da rede pública de saúde do Estado estavam sendo encaminhados para Porto Velho (RO) por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), recebendo toda a assistência do governo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter