Nos últimos anos, a Rádio Aldeia FM de Brasileia, uma emissora importante, não só para a comunicação pública, mas para o jornalismo da região do Alto Acre, foi atingida quatro vezes pela alagação do rio Acre que deixou a cidade, literalmente, debaixo d’água. E neste ano, a situação não foi diferente.
Mas graças à determinação do governador Gladson Cameli, da secretária de Estado de Comunicação, Nayara Pessoa Lessa, com o apoio da Secretaria Estadual de Obras Públicas (Seop) e dos servidores, alguns com mais de 30 anos de casa, o medo de uma nova enchente faz parte do passado, já que a rádio ganhará um novo prédio na parte alta da cidade.
E a melhor notícia foi dada nesse final de semana pelos responsáveis pela obra: 90% das ações de adequação do prédio já estão concluídas, o que inclui toda a parte de piso, forro, instalação elétrica e parte da pintura do prédio.
No próximo mês, toda a estrutura da rádio estará em pleno funcionamento no prédio do Centro da Juventude (Ceja), que passa desde maio, por um processo de obra de adequação e revitalização para que possa receber o Sistema Público de Comunicação do Vale do Acre. A obra está orçada em R$ 190.964,23 e tem apoio, via emenda parlamentar, da deputada federal Socorro Neri.
“Sofremos muito com as quatro alagações, com equipamentos e material de escritório danificado e muita aflição dos servidores, pois estávamos bem em frente à ponte. Vínhamos há muito tempo sonhando em tirar a rádio dali e agora, com o apoio do nosso governador Gladson Cameli e da secretária Nayara Lessa, este sonho está se tornando realidade”, comemora o coordenador da rádio, Léo Costa.
Segundo Costa, esta é a maior vitória da equipe, pois garante o pleno funcionamento da rádio na parte alta da cidade.
“E aqui, com a instalação de transmissores mais potentes, vamos chegar muito mais longe e alcançar novos ouvintes”, destaca o coordenador, que também expressou sua gratidão à deputada federal Socorro Neri e ao deputado estadual Tadeu Hassem que alocaram emendas para a obra.
“Uma das prioridades que elencamos para essa gestão foi a mudança dos prédios públicos de regiões de risco para áreas que não alagam, pois não podemos deixar a nossa população sem os serviços públicos. Não seria diferente com a Rádio Aldeia, que é um importante meio de comunicação do nosso Estado, para levar a informação de forma rápida e transparente a todos os cidadãos”, enfatizou o governador Gladson Cameli em recente viagem à região, oportunidade em que visitou as obras acompanhado da secretária Nayara Lessa e do secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes.
Novo transmissor digital
A secretária Nayara Lessa lembra que uma das novidades da rádio é o transmissor digital e a nova estrutura de equipamentos. “Esse é um trabalho que estamos realizando em todo o estado: a modernização dos equipamentos do Sistema Público de Comunicação, graças ao apoio do governador Gladson Cameli e da nossa bancada federal e estadual. Em Brasileia, teremos em breve uma rádio moderna e adequada à realidade atual e faremos uma linda inauguração para comemorar com toda a comunidade este grande presente para Brasileia e o Alto Acre”, destaca Nayara.
Nayara Lessa vai além e lembra que a manutenção dos serviços públicos de comunicação é imprescindível, principalmente em situações de calamidade pública.
“Passamos dois meses com a rádio fora do ar por conta da enchente, justamente em um momento de calamidade, quando mais deveríamos comunicar. Por isso, a gestão do governador Gladson Cameli decidiu mudar o prédio para outro endereço, para que os serviços da rádio não sejam mais interrompidos. Agradeço ao governador e toda equipe da Seop pelo grande empenho para que essa obra seja entregue do jeito que sonhamos”, destacou.