Rádio Aldeia FM: 15 anos de história com muita música, informação e interatividade

Imagine que certo dia, habitualmente, você liga o rádio, sintoniza as frequências das estações locais, duas em questão, e de repente, entre elas, toca uma canção. Naturalmente, sua atenção se volta para o visor do aparelho de som e surgem as interrogações sobre a origem daquela música e de onde está sendo transmitida.

No decorrer dos dias, na mesma frequência, surgem novas músicas, dos variados gêneros e ritmos. Na sequência, inicia-se uma programação rica em diversidade cultural que começa a dialogar com a realidade local, demonstrando as narrativas características de cada locutor aliadas aos talentos dos artistas acreanos que demonstram diversos sentimentos e histórias que são transformadas em canções, e assim ecoam pelas ondas sonoras de diversos cantos do Estado.

O que era surpresa, dúvida, experimentalismo ou simplesmente uma novidade se consolidou em um dos principais meios da comunicação do Acre. Trata-se da Rádio Aldeia FM, que completou no último domingo, 24, quinze anos de fundação, colecionando bons motivos para você ouvir.

O programa Bom Dia, Aldeia apresenta uma ampla programação musical aliada as informações do cotidiano e entrevistas no estúdio (Foto: Cedida/Aldeia FM)

Como é parte do script da casa, a data será celebrada de forma especial, com muita interatividade entre os profissionais da emissora de rádio nos respectivos programas, aliada ao contato direto com os ouvintes. “Nesta semana, celebraremos o aniversário da Aldeia FM,  evidenciando a sua grandeza histórica com a produção que está sendo realizada na atualidade, após a reformulação de sua grade de programação. Também será promovido um sarau embaixo da torre da emissora, com a participação de artistas locais. O evento será realizado na próxima sexta-feira, 29, a partir das 17 horas. ”, informa o coordenador da rádio, George Naylor.

Diego Gurgel, jornalista e fotógrafo, veio se somar à equipe da rádio e atualmente apresenta os programas “Tardes da Aldeia” e “A Cidade se Diverte”. Ele fala sobre esses novos desafios na carreira e a satisfação de comandar um produto que já tem a marca carimbada da casa e outro que está se consolidando na programação.

“Sempre fui ouvinte assíduo e agora tenho o privilégio de conduzir os programas, mantendo seus padrões e inserindo novos conteúdos. Já o ‘Cidade se Diverte’ também traz essa pegada de novidade e entretenimento para as noites de quinta-feira e sábado. Estou muito feliz, principalmente pelos feedbacks dos ouvintes da Aldeia FM em suas casas ou quando estão no carro, deixando de lado um pendrive com músicas para prestigiar nossa programação”, comenta Gurgel.

Artistas acreanos divulgam seus eventos e produções culturais pela ondas da Aldeia FM (Foto: Cedida)

Um dos ouvintes da emissora é Giovani Moura, residente no bairro Tucumã, em Rio Branco. Além de servidor autônomo, ele também é baterista e produtor de eventos. O músico destaca a importância da rádio na difusão cultural local.

“Sempre ouvi a rádio Aldeia FM, principalmente por tocar as músicas que eu gosto, como o rock e o heavy metal. Porém, o que mais gosto é a possibilidade de conferir os trabalhos dos artistas acreanos. Quando gravei as primeiras músicas da minha banda, a Death Silence, fui lá na emissora e divulguei o nosso som. Fui bem tratado e fiquei contente em poder conferir o trabalho que gravei tocando na rádio”, comenta Moura.

Navegantes do tempo

No ano de 2002, a comunicação pública começava a se reerguer no estado. Na ocasião, a Rádio Difusora Acreana recebia um novo e mais potente transmissor e a TV Aldeia era reestruturada com equipamentos modernos e uma nova equipe, que passava a percorrer os 22 municípios do estado mostrando o jeito acreano de ser.

Seguindo esse cronograma de investimentos, em 2003, especificamente no dia 24 de junho, entrava no ar em caráter experimental a Aldeia FM 96.9 na capital. Hoje a emissora é cabeça de rede, com transmissão via satélite e internet, com mais cinco emissoras: Brasileia (90.3), Cruzeiro do Sul (107.9), Sena Madureira (105.9), Tarauacá (95.5) e Xapuri (89.5).

Como parte da programação, será realizado na próxima sexta-feira, 29, mais uma edição do sarau embaixo da torre da emissora com artistas acreanos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A secretária de Estado de Comunicação, jornalista Andréa Zílio, também apresenta um programa na emissora, o “Navegantes”, que tem como marca registrada a multiplicidade de temas e a interatividade com ouvintes por meio das mídias sociais.

“A Aldeia FM cumpre um papel fundamental para a sociedade acreana, que é de trabalhar além da informação e  trazer a comunidade para dentro do veículo. O movimento cultural, por exemplo, é bastante presente na emissora, por entender que ela é um instrumento para difundir os seus trabalhos. Então a rádio atua para cumprir esse papel de aproximação e diálogo, e a equipe da Aldeia FM faz isso com muito carinho e respeito”, pontua Zílio.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter