A Rádio Aldeia FM é conhecida por disponibilizar espaço aos artistas locais para que possam divulgar e compartilhar seus trabalhos. Na sintonia, é comum canções regionais estarem na grade de programação, levando aos ouvintes o conhecimento do que é produzido no estado.
É o caso de Dito Bruzugu, atual vocalista da banda autoral Os Descordantes. O cantor relembra que sua primeira entrevista no local foi há 10 anos, quando ele falou sobre um show que sua banda da época faria. “Levei meu violão e toquei uma música. Depois de um tempo, vi que tinha ficado gravada lá. Colocamos na internet e está disponível até hoje”, diz.
O acordeonista e pianista André Dantas também conta que a rádio fez parte da sua história: “Até trabalhei na Aldeia como programador. Como artista, tive o espaço sempre à disposição. Para nós, serve como estímulo e também como referência, pois por meio dela conhecemos compositores regionais, nacionais e até internacionais”.
O samba popular também é um dos estilos que não falta na rádio. Assim destaca o sambista Brunno Damasceno: “Para mim, é um privilégio fazer parte desta rádio, que sempre esteve disposta a abrir seu microfone para mostrar as canções acreanas”.
E não é só a música que teve seu espaço. A cultura em geral também sempre foi divulgada na programação da Aldeia. De acordo com Dinho Gonçalves, mais conhecido como Palhaço Tenorino, a rádio tem uma função importante para a área cultural do estado.
“É uma emissora que leva acessibilidade a todos, com sua programação diversificada. Aqui já contei minha história e falei sobre os meus trabalhos”, ressalta.
Na última sexta-feira, 24, a Rádio Aldeia completou 13 anos de história. Sua sintonia pode ser encontrada na frequência 96,9 FM. Outros cinco municípios também possuem suas emissoras: Brasileia (95.5), Cruzeiro do Sul (107.9), Sena Madureira (105.9), Tarauacá (95.5) e Xapuri (89.5).
A rádio ainda possui aplicativo disponível para os sistemas Android e iOS.