Radialistas comunitários viajam o Brasil para transmitir Encontro Chico Mendes 30 anos

O Encontro Chico Mendes 30 anos, realizado entre os dias 15 e 17 de dezembro, em Xapuri, recebe visitantes de vários lugares do Brasil e do mundo, mas um grupo de amigos, em especial, marcou a cidade por dar continuidade ao trabalho que é feito na Rádio Resistência, da Rádio Abraço.

“A Rádio Abraço Brasil se confunde com a história das rádios comunitárias. Ela [Rádio Brasil] surgiu em 1997, de uma luta para democratizar os veículos de comunicação brasileiros através da inserção das rádios comunitárias nas comunidades brasileiras” explica o coordenador jurídico da Abraço Brasil Ailton Santos.

A associação Abraço Brasil luta para que as comunidades brasileiras tenham as rádios comunitárias como serviços mais presentes na realidade dos moradores. O grupo também tem publicado um plano nacional de outorga para atender mais de 600 cidades no Brasil.  

A missão de levar a Rádio Abraço para o Brasil não é fácil, principalmente pela distância que é necessário percorrer. Durante o Encontro Chico Mendes, o grupo se empenha na retransmissão de todo o evento para 600 emissoras.

“A logística pra chegar foi complicada, primeiro começou em Recife. Tivemos a dificuldade em São Paulo com nossos voos, fomos trocados de conexão, mas conseguimos chegar a tempo em Porto Velho e de lá pegamos um carro e viemos direto para Xapuri”, disse o radialista pernambucano Nado Silva.

Grupo superou desafios logísticos para transmitir os melhores momentos do Encontro Chico Mendes, em Xapuri (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Vozes e ouvidos

O “Encontro Chico Mendes 30 anos: Uma memória a honrar. Um legado a defender”, é promovido pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), durante a Semana Chico Mendes. 

É possível ouvir a Rádio Resistência através do endereço eletrônico.  A rádio Aldeia FM também faz link e insere parte da programação durante o Encontro de Chico Mendes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter