“Z”, de Costa-Gavras, no Ponto de Exibição Hélio Melo

Filme de caráter investigativo denuncia a violência da ditadura na Grécia, instalada na década de 60

O Cinema do Mundo exibe o filme "Z", do diretor Costa-Gavras, nesta quinta-feira, 18, às 19 horas, no Ponto de Exibição Hélio Melo. A história de "Z" é baseada no romance homônimo de Vassilis Vassilikos sobre o caso do deputado Grigorios Lambrakis, assassinado por paramilitares em 1963 na Grécia. Por ser um filme intenso e de cunho denunciativo, chegou a ser proibido no Brasil na época da ditadura militar.

Um deputado de esquerda morre vítima de acidente. Um jovem juiz investiga e descobre indícios de uma grande conspiração para assassiná-lo envolvendo a polícia e membros do poder. O filme especula a violência da ditadura na Grécia (década de 60) e tem como trama básica o assassinato de um político liberal, cometido como se fosse um acidente.

Prêmios – O filme levou as estatuetas do Oscar nas categorias de melhor Filme Estrangeiro e Melhor Edição em 1970 (além de ter sido indicado como Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado), recebeu o Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro (1970), ganhou o Prêmio do Júri e o Prêmio de Melhor Ator (Jean-Louis Trintignant) no Festival de Cannes (1969).

Além dos prêmios e nomeações, "Z" foi o primeiro filme a ser indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro no Oscar. Realização do Governo do Acre, através da Fundação Elias Mansour, em parceria com a ABDeC/AC. Entrada franca.

Serviço: Theatro Hélio Melo – Av. Getúlio Vargas, s/n – Centro – Tel: 3224-2133

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter