Programa realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho reduziu em mais de 30% a distorção idade/série no Acre e se torna modelo para educadores de outros Estados
O governador Binho Marques entregou neste sábado, 14, o certificado de formatura para o estudante Danusa Lima, da escola Alcimar Nunes Leitão, na formatura de 1,2 mil do Projeto Poronga. A cerimônia foi realizada no Ginásio do Sesi com a presença da secretária de Educação do Acre, Maria Correa, e da gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, Andréa Margit, do secretário de Educação da Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ) Jailson Silva, e Liz Araújo, subcoordenadora de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Natal (RN). O ato Alexandre Henderson, apresentador do Globo Ciência, da Rede Globo, foi o mestre de cerimônias.
"O governo não faz nada sozinho. A parceria com a Fundação Roberto Marinho tem sido fundamental nessas conquistas", afirmou Binho Marques. "O Projeto Poronga é um programa que tem papel essencial na melhoria da autoestima dos estudantes, jovens que pensavam que não poderiam mais seguir com os estudos e hoje estão se formando", completou o governador.
De acordo com a Secretaria de Educação, o Programa Especial de Aceleração da Aprendizagem de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental para alunos em distorção Idade/série, o Projeto Poronga, foi criado em 2002 pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com a Fundação Roberto Marinho com o objetivo de corrigir a distorção e proporcionar uma educação, onde o aluno seja capaz de exercer sua cidadania de forma produtiva como sujeito histórico no processo de evolução da vida humana e da sociedade.
Em sete anos, o projeto já atendeu 46 escolas estaduais da rede urbana do município de Rio Branco e neste último ano expandiu o atendimento em 30 escolas de 10 municípios do Estado: Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Brasiléia, Xapuri, Epitaciolândia, Senador Guiomard, Bujari e Plácido de Castro. Funcionaram 607 telessalas, onde foram atendidos aproximadamente 15878 estudantes e cerca de 600 profssionais (professores e supervisores). No ano de 2008, cerca de três mil alunos, foram benefciados com as Telessalas oferecidas. Em Rio Branco 1200 concluíram o ensino fundamental, o que correspondente a 90% de aproveitamento.
Desde 2002, projeto já beneficiou mais de 15 mil alunos no Acre. O momento é de comemoração. Além da capital, receberam o certificado estudantes do município de Senador Guiomard e da comunidade de Vila Campinas. Em 2008 o projeto foi expandido para os municípios de Sena Madureira, Xapuri, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Bujari, Brasiléia, Epitaciolândia, Senador Guiomard e Vila Campinas, além de Rio Branco onde atua há 7 anos.
A primeira formatura fora da capital, aconteceu no último dia 31 de janeiro em Sena Madureira onde 90,5% dos 200 formandos foram aprovados para o ensino médio e 9,5% tiveram aprovação para as séries do ensino fundamental. Em Brasiléia e Epitaciolândia, dos 233 alunos que concluíram o ano letivo, 94% tiveram aproveitamento. Em Xapuri, de 96 alunos que concluíram 94% tiveram aproveitamento, ou seja, foram aprovados. Em Tarauacá, dos 360 alunos que concluíram 91,7% foram aprovados. Em Feijó, dos 227 alunos que concluíram 92,07% tiveram aproveitamento, ou seja, foram aprovados. Em Cruzeiro do Sul, dos 421 alunos que concluíram 99,2% tiveram aproveitamento. Em Vila Campinas, dos 47 alunos que concluíram 79% tiveram aproveitamento total. Em Senador Guiomard, dos 61 alunos que concluíram 95% tiveram aproveitamento total.
"Este é um Estado que de fato mostra que a educação é prioridade", afirmou Andréa Margit, da FRM. Ela representou a professora Wilma Guimarães, coordenadora pedagógica da Fundação.
Jovens com oportunidade de seguir formação
Conforme voltou a lembrar o governador Binho Marques, o Poronga dá ao aos jovens que enfrentavam o problema da defasagem idade-série, a oportunidade de iniciar o ensino médio com qualidade e realizar seus projetos pessoais e profissionais. A trajetória de sucesso dos alunos refete o êxito do programa, cujo nome explica toda a simbologia da conquista que os alunos comemoram agora. "Este de fato é o programa que faz o jovem voltar a acreditar na educação", disse Maria Correa, secretária de Educação.
Sua implementação contribuiu para a democratização do conhecimento. A posição do Acre no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com relação aos outros estados brasileiros saltou do 27º lugar (último), em 2001, para o 9º lugar, em 2007, superando assim a média da região Norte/Nordeste do país, segundo os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).
Sistema vai se expandido pelo Acre e já atende a dez municípios
Em 2008, após anos oferecendo educação de qualidade para adolescentes e jovens de Rio Branco, o Projeto Poronga é expandido para os municípios de Sena Madureira, Xapuri, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Bujari, Brasiléia, Epitaciolândia, Senador Guiomard e Vila Campinas, distrito de Plácido de Castro, benefciando mais de três mil adolescentes. Nesses municípios, o Projeto Poronga também se fundamenta em uma proposta de inclusão social, de fortalecimento da auto-estima, representando uma tentativa de oportunizar aos alunos em distorção idade/série um ensino de qualidade.
Poronga é uma lamparina de querosene, que os seringueiros costumam usar para iluminar seu caminho. Graças ao Projeto Poronga, o conhecimento ultrapassa barreiras geográficas e alcança dez municípios do estado. O programa, que aplica a metodologia do Telecurso, foi adotado pelo Governo do Acre como política pública de ensino em 2002 e já formou mais de 15 mil alunos com média de 90% de aproveitamento.
Distorção idade/série cai de 54% para 17% e Poronga se torna referência no País
Em 2002, quando o Projeto Poronga iniciou em Rio Branco, a distorção idade-série no Estado do Acre chegava a 54,12%. Esse índice caiu significativamente para 17,12 %, mostrando a eficiência do Projeto e a boa receptividade por parte dos adolescentes e jovens.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB) é calculado com base nos dados de aprovação, reprovação e abandono nas redes de ensino de estados e municípios e nas escolas, medidos pelo Censo Escolar do MEC. Quanto me-nos tempo o aluno demorar para passar de uma série para outra (menos reprovação), melhor será o IDEB da escola.
A presença de dois representantes de secretarias de Educação do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte prova que o programa está servindo de referência para regiões que encontram dificuldades no enfrentamento à distorção idade/série.
Beijando o certificado
Valderlândia dos Santos Silva cursou o Projeto Poronga na Escola Diogo Feijó, em Rio Branco, e considerou uma experiência que ficará marcada por toda sua vida. Valderlândia quer agora seguir os estudos e fazer cursos que a levem a realizar o sonho de ser atriz. "É por isso que estou beijando meu certificado: pela oportunidade que o Projeto Poronga traz para eu conseguir realizar meu sonho", disse.
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