“Vocês são o maior sucesso do Acre hoje”, diz Binho aos formandos do Projeto Poronga

Programa realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho reduziu em mais de 30% a distorção idade/série no Acre e se torna modelo para educadores de outros Estados

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O governador Binho Marques entregou neste sábado, 14, o certificado de formatura  para o estudante Danusa Lima,  da escola Alcimar Nunes Leitão, na formatura de 1,2 mil do Projeto Poronga. A cerimônia foi realizada no Ginásio do Sesi com a presença da secretária de Educação do Acre, Maria Correa, e da gerente de Meio Ambiente da Fundação  Roberto Marinho, Andréa Margit, do secretário de Educação da Prefeitura de Nova Iguaçu (RJ) Jailson Silva, e Liz Araújo, subcoordenadora de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de Natal (RN). O ato Alexandre  Henderson, apresentador do Globo Ciência, da Rede Globo,  foi o mestre de cerimônias.

"O governo não faz nada sozinho. A parceria com a Fundação Roberto Marinho tem sido fundamental nessas conquistas", afirmou Binho Marques. "O Projeto Poronga é um programa  que tem papel essencial na melhoria da autoestima dos estudantes, jovens que pensavam que não poderiam mais seguir com os estudos e hoje estão se formando", completou o governador.

De acordo com a Secretaria de Educação, o   Programa  Especial  de Aceleração  da Aprendizagem  de  5ª  a 8ª  séries do Ensino Fundamental para  alunos em distorção  Idade/série, o Projeto Poronga,  foi  criado  em  2002 pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com a  Fundação Roberto Marinho  com  o  objetivo  de  corrigir  a distorção e proporcionar uma educação, onde o aluno seja capaz  de  exercer  sua  cidadania  de  forma  produtiva  como sujeito histórico no processo de evolução da vida humana e da sociedade.

Em sete anos,  o projeto já atendeu 46 escolas estaduais da rede urbana do município de Rio Branco e neste último  ano expandiu o atendimento em 30 escolas de 10 municípios  do Estado: Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira,  Brasiléia, Xapuri, Epitaciolândia, Senador Guiomard, Bujari e Plácido de Castro. Funcionaram 607 telessalas, onde foram  atendidos  aproximadamente  15878  estudantes  e  cerca  de  600 profssionais (professores e supervisores). No ano de 2008, cerca de três mil alunos, foram benefciados com as Telessalas oferecidas. Em Rio Branco 1200 concluíram o ensino fundamental, o que correspondente a 90% de aproveitamento.

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O governador Binho Marques vibra com os formandos do Projeto Poronga (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Desde 2002, projeto já beneficiou mais de 15 mil alunos no  Acre. O momento é de comemoração.  Além da capital, receberam o certificado  estudantes do município  de Senador Guiomard e da comunidade de Vila Campinas.     Em  2008 o projeto foi expandido  para os  municípios de Sena Madureira, Xapuri, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Bujari, Brasiléia, Epitaciolândia, Senador Guiomard e Vila Campinas, além de Rio Branco onde atua há 7 anos.

A primeira formatura fora da capital, aconteceu no último  dia 31 de janeiro em Sena Madureira onde 90,5% dos 200 formandos  foram aprovados para o ensino médio e 9,5% tiveram aprovação para as séries do ensino fundamental. Em Brasiléia e Epitaciolândia, dos 233 alunos que concluíram o ano letivo, 94% tiveram aproveitamento. Em  Xapuri,  de  96  alunos  que  concluíram  94%  tiveram aproveitamento, ou seja, foram aprovados. Em Tarauacá, dos 360 alunos que concluíram 91,7% foram aprovados. Em Feijó, dos 227 alunos que concluíram 92,07% tiveram  aproveitamento, ou seja, foram aprovados. Em  Cruzeiro  do  Sul,  dos  421  alunos  que  concluíram  99,2% tiveram aproveitamento. Em Vila Campinas,  dos  47  alunos  que  concluíram  79%  tiveram aproveitamento total. Em Senador Guiomard, dos 61  alunos que  concluíram  95% tiveram aproveitamento total.

"Este é um Estado que de fato mostra que a educação é prioridade", afirmou Andréa Margit, da FRM. Ela representou a professora Wilma Guimarães,  coordenadora pedagógica da Fundação.

Jovens com oportunidade de seguir formação

Conforme voltou a lembrar o governador Binho Marques, o Poronga dá ao  aos jovens que enfrentavam o problema  da defasagem idade-série, a oportunidade de iniciar o ensino médio com qualidade e  realizar  seus projetos pessoais  e profissionais. A trajetória de sucesso dos alunos refete o  êxito do programa, cujo nome explica toda a simbologia da  conquista que os alunos comemoram agora.  "Este de fato é o programa que faz o jovem voltar a acreditar na educação", disse Maria Correa, secretária de Educação.

Sua implementação contribuiu para a democratização do conhecimento. A posição do Acre no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com relação aos outros estados brasileiros saltou do 27º lugar (último), em 2001, para o 9º lugar, em 2007, superando assim a média da região Norte/Nordeste do país, segundo os dados mais  recentes divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

Sistema vai se expandido pelo Acre e já atende a dez municípios

Em 2008, após anos oferecendo educação de qualidade para  adolescentes e  jovens de Rio Branco, o Projeto Poronga é expandido para os municípios de Sena Madureira, Xapuri, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Bujari, Brasiléia, Epitaciolândia, Senador Guiomard e Vila Campinas, distrito de Plácido de Castro, benefciando mais de três mil adolescentes.  Nesses municípios, o Projeto Poronga também se fundamenta em uma proposta de inclusão social, de fortalecimento da auto-estima, representando uma tentativa de oportunizar aos  alunos em distorção idade/série um ensino de qualidade.

Poronga é uma  lamparina de querosene, que os seringueiros costumam usar  para iluminar seu caminho.   Graças ao Projeto Poronga, o conhecimento ultrapassa barreiras  geográficas  e  alcança  dez municípios  do  estado. O  programa, que aplica a metodologia do Telecurso, foi adotado pelo Governo do Acre como política pública de ensino  em 2002 e já formou mais de 15 mil alunos com média de  90% de aproveitamento.

Distorção idade/série cai de 54% para 17% e Poronga se torna referência no País

Em 2002, quando o Projeto Poronga iniciou em Rio Branco,  a distorção idade-série no Estado do Acre chegava a 54,12%.  Esse índice caiu significativamente para 17,12 %, mostrando  a eficiência do Projeto e a boa receptividade por parte dos  adolescentes e jovens.

O  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB) é calculado com base nos dados de aprovação, reprovação e abandono nas redes de ensino de estados e municípios e nas escolas, medidos pelo Censo Escolar do MEC. Quanto me-nos tempo o aluno demorar para passar de uma série para outra  (menos  reprovação), melhor  será o  IDEB da escola.

A presença de dois representantes de secretarias de Educação do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte prova que o programa está servindo de referência para regiões que encontram dificuldades no enfrentamento à distorção idade/série.

Beijando o certificado

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Valderlândia conta que Projeto Poronga a está ajudando a realizar o sonho de ser atriz (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Valderlândia dos Santos  Silva cursou o Projeto Poronga na Escola Diogo Feijó, em Rio Branco, e considerou uma experiência que ficará marcada por toda sua vida. Valderlândia quer agora seguir os estudos e fazer cursos que a levem a realizar o sonho de ser atriz. "É por isso que estou beijando meu certificado: pela oportunidade que o Projeto Poronga traz para eu conseguir realizar meu sonho", disse.

 

 

 

 

Galeria de imagens


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