Porto Acre foi tomada por uma grande festa na tarde desta quarta-feira, 18, quando o governador Tião Viana participou de mais uma formatura do programa Quero Ler no município com 1.791 pessoas que finalmente tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever.
Criado pelo governador Tião Viana em sua segunda gestão, o Quero Ler é um programa de alfabetização de jovens e adultos fora da idade escolar que tem o objetivo de erradicar o analfabetismo em todo o Acre até o final de 2018 e já alcançou 51 mil pessoas. Em Porto Acre, a meta de alfabetização era de 1.710 alunos, mas o governo conseguiu já ir além desse número e ainda possuí 220 pessoas que iniciaram em novas turmas.
“Até setembro estaremos eliminando o analfabetismo em todo o Acre. Aqui em Porto Acre unimos governo e prefeitura e fomos além da meta. É mais uma vitória de pessoas que encontram a luz e esperança de vencer, com o saber, os desafios da vida”, disse o governador Tião Viana.
O prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno, completou: “Nosso município tinha muitas pessoas que não sabiam ler e escrever. E hoje, com o apoio que o governador tem nos dado e toda a equipe da educação, nós estamos acabando com aquela venda que tinha nos olhos dessas pessoas”.
Superação
Nascida em seringal, sem uma escola acessível, Terezinha de Souza, 58 anos, conta com orgulho que todos os filhos hoje estão formados e agora é sua vez, sonhando inclusive com uma faculdade.
“Estudos sempre me fizeram muita falta. Eu ia pra Rio Branco e não sabia pegar um ônibus. Eu precisava da ajuda dos outros. Ficava com vergonha que não sabia de nada. Hoje eu já faço meu nome, leio o nome dos outros, vou pra qualquer canto sozinha e eu vou chegar na faculdade”, declara a senhora.
Também se formando, Maria Helena, de 60 anos conta que nasceu no Seringal Novo Andirá, num período onde a educação era inacessível. “Agora eu to feliz pela oportunidade de estudar que Deus me deu. Já chegou um tempo que eu precisei tirar um empréstimo e eu sujei quatro folhas de papel porque eu não sabia ler e nem fazer meu nome. Agora eu aprendo mais a cada dia”.
Quero Ler
O Quero Ler é executado desde o último ano pelo governo do Estado, através da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), com um investimento de R$ 42 milhões com apoio do Banco Mundial. O programa é feito com base nas Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos, com foco na continuidade no sistema de ensino.
O programa já alfabetizou cerca de 51 mil pessoas em todo o estado. Com isso, o Acre será o primeiro estado do Brasil a declarar o fim do analfabetismo. Criado por Tião Viana em sua segunda gestão, o Quero Ler tem a meta de chegar a 60 mil alunos alfabetizados até o fim de 2018.