Quero Ler começa mobilização para matricular mais 14,9 mil pessoas

Uma grande agenda de mobilização para chamar novos estudantes do programa Quero Ler começa nesta terça-feira, 4, e se estende até o próximo dia 28, em 18 municípios do Acre.

Nesta terceira etapa, o objetivo é o de oferecer acesso à alfabetização para mais 14.926 pessoas, perfazendo 1.169 novas turmas, como parte dos esforços do governador Tião Viana para a erradicação do analfabetismo até 2018.

Conforme Evaldo Viana, coordenador do Quero Ler, a partir desta terça-feira, 4, equipes de mobilização estarão reunidas com diversos órgãos da administração pública e com instituições não governamentais, num grande levante em prol do aprendizado dos acreanos que ainda não aprenderam a ler nem escrever.

Estudantes do Quero Ler em escola rural de Cruzeiro do Sul: vida nova após aprender a ler e escrever (Foto: Resley Saab/Assessoria SEE)

Paralelamente ao chamamento, segundo Viana, será realizada a 2ª Jornada de Alfabetização, entre os dias 17 e 21, sendo que este último dia 21 será considerado o dia D das matrículas.

“Antes de tudo, queremos que as pessoas que ainda não estão estudando se conscientizem de que aprender a ler e a escrever é algo precioso para suas vidas, e que as tornam ainda mais importantes para o mundo”, ressalta Evaldo Viana.

Das 18 cidades, oito têm programações específicas para o Quero Ler. São aquelas cujos alunos já estão em estágio avançado nos seus estudos.

“Chegamos aos 22 municípios nesta segunda etapa, já formamos sete mil pessoas e outras oito mil estão terminando graças aos esforços de todos os nossos colaboradores e aos esforços do governo”, afirma Viana.

A meta até o final de 2018 é alfabetizar 60 mil pessoas, sendo que desde 2015, ao menos 15 mil já concluíram, outros 15 mil começam agora e mais 10 mil em setembro, além do que outros mil estudantes estarão matriculados pelo programa Brasil Alfabetizado.

O total é de 41 mil pessoas, que se somarão a mais 10 mil em fevereiro e a outros 9 mil, em junho de 2018.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter