O governo do Estado manteve a tradição e realizou show pirotécnico com queima de fogos para celebrar a chegada de 2022, às margens do rio Acre, na área central, num espetáculo que durou cerca de 15 minutos e pôde ser assistido pela multidão de mais de 10 mil pessoas, distribuídas no Novo Mercado Velho, Base e calçadão da Gameleira.
A população, maioria composta por famílias inteiras com idosos, crianças, jovens e adultos, compareceu, celebrou, sorriu, aplaudiu, comemorou, demonstrando contentamento para com a iniciativa do poder público de manter a tradição com a festa popular de Réveillon.
Para garantir segurança e normalidade, a Polícia Militar realizou policiamento ostensivo em toda a região por onde ocorreram os festejos, assim como o Corpo de Bombeiros e a Companhia de Trânsito, que atuou para que o tráfego se desse sem grandes transtornos.
“Tivemos um ano difícil, assim como o resto do Brasil e do mundo, com muitas dificuldades, tristezas e perdas. Portanto, estar feliz, festejando a chegada do ano novo, dentro das normas sanitárias, claro, é atrair boas energias para novos tempos, com saúde e muitas realizações. Merecemos”, defendeu o governador Gladson Cameli.
A família de Eliandro Oliveira e Neida Araújo, composta por quatro filhos de 3, 4, 10 e 15 anos, se arrumou cedo, vestiu a melhor roupa e compareceu para festejar a virada do ano assistindo os fogos. Eles esperam o ano com mais saúde e menos violência.
“Está de parabéns o governador por manter essa festa para nós. Desejo que neste ano novo ele consiga colocar em prática os projetos que ficaram parados por causa da pandemia”, reconheceu Eliandro Oliveira.
O professor Moisés Silva de Paula compareceu ao show da virada no Centro de Rio Branco, mesmo levando os dois filhos pequenos de colo. Ele se disse satisfeito com a realização da festa, que, segundo ele, prestigia centenas de famílias que não têm condições de pagar. Ele sonha com um ano novo com mais prosperidade para as famílias e muita saúde.
“Saúde para a minha família e para todos também e prosperidade é o que desejo”, finalizou Moisés de Paula.
Uma novidade é que esse ano foram utilizados fogos de artifício sem estampido. Os chamados “fogos de vista” garantem que pessoas sensíveis a barulhos e animais de estimação tenham uma virada de ano mais confortável e segura. O alto barulho derivado dos fogos de artifício tradicionais pode causar um estímulo excessivo em pessoas com transtorno do espectro do autismo, por exemplo.