Concerto Didático está sendo apresentado em cinco cidades acreanas
A vida e a obra de um dos maiores compositores brasileiros, Heitor Villa-Lobos, está sendo apresentada no Acre desde o dia 30 de junho. Nesta quarta-feira, 1º, os alunos da escola Humberto Soares da Costa participaram da apresentação do quarteto de cordas do Rio de Janeiro Radamés Gnattali.
O Concerto Didático tem a proposta de fomentar a cultura erudita entre os alunos da rede pública de ensino, além de popularizar o estilo. Nesse primeiro momento, a turnê está sendo realizada em três Estados – Acre, Piauí e Mato Grosso. Cinco escolas de Rio Branco, Sena Madureira, Xapuri, Brasileia e Senador Guionard foram escolhidas para receber o quarteto.
Na quinta-feira, 2, a apresentação acontece na Escola Divina Providência, em Xapuri, às 10h30, e na escola Kairala José Kairala, em Brasileia, às 16 horas. O quarteto é formado por Carla Rincón e Vinicius Amaral nos violinos, Fernando Thebaldi na viola e Paulo Santoro no violoncelo. A apresentação dessa tarde contou com a participação dos alunos da Humberto Soares da Costa.
O projeto foi planejado e tem a direção da Baluarte Agência e é desenvolvido em parceira com as secretarias estaduais de Educação. De acordo com o representante da Secretaria de Educação do Acre, Denilson Braña, antes das apresentações os alunos pesquisaram sobre a vida e as obras de Villa-Lobos, como forma de fomento do conhecimento da cultura musical do país. “Estamos plantando sementes em nossos alunos”, disse.
Os organizadores distribuíram questionários para avaliar os resultados dos concertos e trabalham para que as secretarias de Educação invistam na compra de instrumentos percussivos para estimular os jovens ao conhecimentos das sonoridades.