Qualificação é realizada para aprimorar diagnósticos por teste do pezinho

A capacitação é realizada anualmente abrangendo todas as regionais de saúde do estado (foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Capacitação é realizada anualmente, abrangendo todas as regionais de saúde do estado (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Para aprimorar os diagnósticos que são feitos por meio da Triagem Neonatal biológica, ou teste do pezinho, enfermeiros e técnicos de enfermagem da região do Baixo Acre, que atuam na coleta do teste, participaram de uma capacitação, na manhã desta terça-feira, 23, no auditório da Biblioteca da Floresta, em Rio Branco.

“Trabalhamos as patologias que são diagnosticadas com o teste, as formas corretas de fazer a coleta, os indicadores de saúde da criança. É uma capacitação que qualifica e também sensibiliza os profissionais”, destaca Priscylla Aguiar, gerente da Divisão da Criança.

O curso faz parte de um programa do governo do estado que é desenvolvido por meio da Triagem Neonatal e Divisão da Criança da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com o Núcleo de Atendimento em Triagem Neonatal (Nativida).

O diretor do laboratório Nativida, biomédico Leonardo Ferreira, conta que o programa traz sempre as atualizações do Ministério da Saúde, para que as crianças do estado possam ser beneficiadas com essas novas técnicas de triagem neonatal.

“A cada ano percebemos um avanço na cobertura. Quando iniciamos eram apenas 40%, e hoje estamos em 85% de recém-nascidos triados”, relata o biomédico.

De acordo com a organização da ação, serão realizadas mais duas capacitações. Nesta quarta-feira, 24, em Brasileia, para os profissionais da regional do Alto Acre, e outra quinta-feira, 25, em Cruzeiro do Sul, contemplando os profissionais dos municípios da regional do Juruá.

O teste do pezinho é uma ação preventiva que permite o diagnóstico de diversas doenças congênitas e infecciosas, assintomáticas no período neonatal, a tempo de se interferir no curso da doença, permitindo, dessa forma, o tratamento precoce e específico.