Quadrilhas improvisam nas encenações

(Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Cultura acreana é renovada com encenação junina (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Na Arena dos Folguedos, mais três quadrilhas concorrem no Festival do Arraial Cultural. Na noite desta quinta-feira, 30, dançaram a “Cutuque do Fuzil”, “Malucos na Roça” e “Amor Junino”.

Cada enredo une tradição e humor, e vai além dos tradicionais casamentos juninos, diferencial que leva a cultura acreana para o grande público.

A diretora-presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Karla Martins, afirma que são 13 quadrilhas – quatro delas do interior: Tarauacá, Feijó, Xapuri e Porto Acre. “A festa está muito linda, e estamos provando que a nossa tradição cultural está viva e  pode ocupar todos os espaços”, diz.

“Entre o alevantu ao anarriê, vem surgindo a tradição”, inicia a Quadrilha Amor Junino. Foram cinco meses de ensaio dos 100 dançarinos participantes, dos bairros Recantos dos Buritis, Santa Inês e Areial.

O coordenador-geral do grupo, Aurimar Aragão, explica que no ano passado participaram do grupo especial e esta é a primeira vez que concorrem.

“Nós estamos homenageando as quadrilhas de todo o país e relembramos como era antigamente, quando as mulheres vinham de chita e vestido de mãe até aos trajes de hoje, que são estilizados”, lembra Aragão.

Nesta noite de arraial também tinha bingo, o sanfoneiro Toinho de Rondônia & Joãozinho e vários casais forrozeando.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter