Afirmação é do presidente do Deracre sobre reforma na Ponte de Sena Madureira que prepara o Acre para a integração definitiva de Rio Branco à Cruzeiro do Sul
O Departamento Estadual de Estradas e Rodagens do Acre, Deracre, dá continuidade a reforma da Ponte José Nogueira Sobrinho, sobre o Rio Iaco, em Sena Madureira. O trabalho começou no dia 19 de janeiro e desde então, a travessia de pedestres e veículos tem sido feita por balsa durante as 24 horas do dia. Em um mês de serviço, a travessia foi interrompida uma única vez – nesta quinta-feira houve falha nos rebocadores disponibilizados pelo Deracre, problema resolvido em três horas quando o fluxo voltou à normalidade. "São três meses de obras. Nesse período teremos que conviver com transporte alternativo, que provoca lentidão na travessia mas, essa obra vai garantir pelo menos mais 15 anos de uma ponte segura para a ligação definitiva de Rio Branco a Cruzeiro do sul", afirmou o Diretor do Deracre Marcos Alexandre.
Segundo ele, o Governo promove serviços de melhorias na estrutura metálica, o que dará mais segurança a todos os usuários. O tabuleiro de madeira será trocado por um de concreto armado. O trabalho é realizado com a Tecnologia mais moderna com técnicos que trabalharam na Usiminas (uma das grande siderúrgica especializada em fabricar e montar estruturas metálicas).
O custo da reforma é de R$ 5 milhões e 400 mil com recursos do BNDES e Governo do Estado. "Fazemos esse trabalho com todo o cuidado. Mas era necessária a intervenção e, sem dúvida o período de chuvas é melhor porque nos permite usar a balsa como alternativa e também porque no verão há a abertura da BR 364, e o fluxo de veículos mais do que dobra nessa região".
A ponte faz a ligação do rio à BR-364, um dos mais importantes eixos de integração do Acre. Marcos Alexandre destaque que o governo tomou o cuidado de contratar a equipe mais experiente nesse tipo de serviço no Acre que realiza a travessia no Purus, durante o verão. "Mesmo assim, por ser uma solução alternativa problemas ocorrem."diz.
A ponte José Nogueira Sobrinho foi construída em 1984 durante o governo de Nabor Júnior e tem 182 metros de extensão. Seu nome presta homenagem ao ex-prefeito de Sena Madureira.