“Não há maior luta do bem que a da educação”, diz Binho na formatura do Poronga

Turma especial de 350 estudantes receberam certificado do ensino médio, resgatando a autoestima e criando novo caminho de vida

sav_7452.jpg

José Renildo da Costa recebe o diploma do Governador Binho Marques (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Formatura do Poronga é sempre uma ocasião especial para muita gente. Estudantes, professores, familiares e também os gestores públicos que acreditam e apostam nesse projeto educacional, como o governador Binho Marques, fazem dessa solenidade um momento de festa e de reflexão. Marques faz questão de participar da cerimônia realizada nesta quarta-feira, 8, quando entregou o certificado de conclusão do ensino médio a José Renildo da Costa, que conclui o segundo grau no Colégio Estadual Armando Nogueira (Cean), após fazer o ensino fundamental pelo Pró-Jovem em uma sala alternativa implantada na loja Barriga Verde da Avenida Ceará. Ostentando o certificado, Renildo comemorou sorrindo ao lado do governador na cerimônia realizada à noite no Teatrão. "É uma formatura especial", resumiu Maria Corrêa, secretária de Estado da Educação.

A turma de formandos, 350 no total, é toda egressa do Projovem, mantido, nesse caso, pela prefeitura de Rio Branco.  São homens e mulheres, muitos pais e mães de família que já tinham perdido a vontade de voltar a estudar após anos fora da sala de aula. Foram estimulados por amigos, familiares, colegas de trabalho e patrões, retomaram os estudos e agora fazem planos para o futuro: "quero estudar engenharia florestal", disse Francisco de Assis, que venceu a timidez que o impedia até mesmo de se relacionar com as pessoas e hoje tem o segundo grau completo e se diz pronto para os novos desafios.

Francisco de Assis cursou o Poronga na Escola Ribamar Batista, no bairro da Sobral. Hoje ele tem 25 anos de idade e só aos 19 retomou o ensino fundamental. "Por causa da timidez, eu não gostava da escola", contou. O governador tomou o tema da superação para exemplificar o significado da cerimônia: "Cada formatura tem uma história de superação. Vocês são vencedores. Não existe maior luta pelo bem do que a da educação", afirmou o governador.

sav_7530.jpg

Os 350 alunos que concluíram o Ensino Médio recebem o certificado na cerimônia realizada no Teatro Plácido de Castro (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Diferente das outras turmas do PEEM, que se inicia sempre no mês de março, esta começou no mês de setembro de 2008 para atender de modo amplo os estudantes do Projovem. Esta é a quarta formatura da parceria entre Secretaria de Educação e Fundação Roberto Marinho, através do Poronga. O projeto chega aos três mil alunos certificados com o ensino médio. Atualmente, 1.501 alunos do ensino médio freqüentam as aulas em 86 telessalas em Rio Branco e 2.260 estudam em 62 telessalas em outros cinco municípios acreanos.

Em clima de muita alegria, a cerimônia foi apresentada pelos atores Alexandre Hendersen e Priscila, da Rede Globo. Um grupo formado por alunos e ex-alunos do Projeto Poronga apresentou um número de dança moderna e empolgou a platéia. Representando os professores que atuaram nesta fase do projeto, Francinete Lima, fez também referência ao desafio que é dar aula no programa: "são professores vencedores", disse. A aluna Ana Maria Sales representou os estudantes: "A coragem nasce no barco da adversidade", afirmou.