“Manhã Cinzenta” será exibido no Cine Recreio em comemoração ao dia do DOC

Com direção de Olney São Paulo, filme narra a história de um golpe de estado num país imaginário da América Latina

manha_cinzenta.jpg
manh_cinzenta_2.png

Em Rio Branco o filme ‘Manhã Cinzenta’ estará em cartaz nesta quarta-feira, 31, no Cine Recreio, às 19 horas (Foto:divulgação)

"Manhã Cinzenta" é o filme da programação que comemora o dia do DOC, que se iniciou nacionalmente no 7 de agosto, em homenagem ao cineasta baiano Olney São Paulo, com exibição gratuita em todos os Estados brasileiros.

Em Rio Branco o filme estará  em cartaz nesta quarta-feira, 31, no Cine Recreio, às 19 horas. Após a exibição haverá um debate sobre o filme e a vida do militante Olney. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Acre (ABDeC/AC), com o apoio da Fundação de Cultura Elias Mansour.  

Rodado entre 1968 e 1969, "Manhã  Cinzenta" narra a história de um golpe de estado num país imaginário da América Latina. Guerrilha, repressão e tortura, numa evidente crítica ao regime militar, o filme é considerado pela crítica um clássico do cinema panfletário brasileiro (influenciado pelo cinema novo e pelo neo-realismo italiano). Manhã Cinzenta teve sua exibição proibida pela censura com o rótulo de "subversivo".  

Para burlar a censura, no ano de lançamento, 1969, Olney, rodou várias cópias de Manhã Cinzenta e distribuiu a vários cineclubes do país e festivais internacionais. “Manhã Cinzenta” foi o primeiro filme brasileiro a ganhar o prêmio Obernhausen, na Alemanha Oriental, e também a causa da prisão do diretor, depois que uma das cópias "sem cortes" de "Manhã Cinzenta" foi encontrada com um membro da organização MR-8. Olney foi levado para um local ignorado, ficou detido por doze dias e incomunicável. Glauber Rocha, no livro Revolução do Cinema Novo, define a obra como "o grande filmexplosão de 1968".   
 

Serviço

O que? Filme Manhã Cinzenta, de Olney São Paulo

Onde? Cine Teatro Recreio – Calçadão da Gameleira

Quando? 31 de agosto, quarta-feira, 19 horas

Entrada franca

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter