Publicação registra acompanhamento de pequenos negócios por alunos da FAAO

Intercâmbio de aprendizado (Foto cedida)
Intercâmbio de aprendizado (Foto: cedida)

O resultado da atuação dos alunos da Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO) no monitoramento de 50 empreendimentos, fomentados pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), foi uma publicação. A colaboração iniciou a partir da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, entre o governo do Estado e a FAAO, no final de 2013 – no decorrer do ano, os alunos estagiaram junto à equipe técnica da secretaria, realizando o acompanhamento dos novos empreendedores.

A incubação é a etapa de consolidação dos pequenos negócios. De acordo com o cronograma de trabalho da SEPN, os beneficiados fazem uma capacitação, recebem equipamentos e, a partir daí, se inicia a incubação. Durante dois anos, o empreendimento passa a ser monitorado e recebe visitas técnicas, com o desempenho positivo nesta etapa que se determina a doação definitiva dos equipamentos para os beneficiados. “É uma experiência muito positiva. Foi feita uma escala e, em grupos de 10 alunos, por empreendimento, eles puderam conhecer a realidade do nosso público e realizar o monitoramento do progresso das empresas”, explica a chefe da Incubação, Clívia Campos.

Os participantes dessa parceria público-privada são acadêmicos do curso de administração e ciências contábeis, por meio da integração da “Empresa Júnior”, do Curso de Administração, com o apoio do “Escritório Modelo de Contabilidade”, da FAAO. O estágio não é remunerado. Os alunos aplicam seus conhecimentos, realizando relatórios do desempenho e também diagnóstico, por intermédio da Análise de SWOT, ferramenta administrativa para elencar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para a gestão do negócio. O projeto tem perspectiva de continuidade, para retornar as atividades conjuntas, a partir do mês de março.

“Nossos docentes e discentes se encontram capacitados para atuar nesse projeto, que é comprometido com a qualidade e o desenvolvimento de competências essenciais para fortalecer a economia regional. A FAAO está sempre à disposição, para desenvolvermos um trabalho pautado na responsabilidade social”, afirma a coordenadora do Curso de Administração, Angela Flemming.

Prof Edson 7_Fotor_Collage