A quarta etapa do 9º Campeonato Acreano dos Três Tambores foi uma das principais atrações da noite de quinta-feira, 1º, da Expoacre. O evento, que foi realizado na arena do parque de exposições, é uma das principais competições dos esportes equestres.
Neste esporte, a técnica, a velocidade e a confiança no cavalo são fundamentais para os atletas.
Mas o que chamou a atenção dos presentes foi o desempenho dos competidores da categoria kids, que vai de 5 a 8 anos. A disputa foi rápida, mas a emoção contagiou o excelente público presente.
Na categoria kids, o primeiro lugar ficou com João Lucas Nascimento, que montou o cavalo Safira. Lucas de 8 anos completou a prova em menos de 22 segundos.
A quarta etapa da competição foi disputada por 60 cavaleiros divididos em 10 categorias, com idades que variam de 5 anos até acima de 40. “Hoje esse esporte avançou muito no nosso estado, os criadores estão investindo em cavalos. O nosso tempo está baixando a cada prova”, disse Sida Valladão diretora da Federação NBHA ACRE.
A prova consiste em contornar três tambores no menor espaço de tempo possível. O cronômetro dispara quando cavalo e cavaleiro cruzam a linha da largada.
Depois quase três horas de prova os campeões foram conhecidos. Na categoria potro do futuro, uma das principais, o primeiro lugar ficou com o cavaleiro Lucas Teixeira de Aquino, que montou o cavalo Gringa ta Fame, com o tempo de 19s22.
Na categoria feminino o título ficou com Bruna de Paulo Andrade, que montou o cavalo Spendo Jess. Bruna fez a prova em 17s728.