Utilizado em alguns países e recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o protocolo de cirurgias seguras entrou em vigor nesta quinta-feira, 25, no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco.
Para a correta utilização do método, cirurgiões, enfermeiros, anestesistas e auxiliares do centro cirúrgico da unidade estão recebendo treinamento ministrado pela enfermeira Patrícia Rezende, da Universidade Federal do Acre (Ufac).
O protocolo, que faz parte do programa “Cirurgia Segura Salva Vidas”, da OMS, consiste em um check-list de verificação, fixado nas salas de cirurgias, que se inicia na internação do paciente até o período pós-operatório. O HC será a primeira unidade de saúde do Estado a implantar o método.
“Com a implantação da Lista de Verificação de Cirurgia Segura esperamos reduzir a ocorrência de incidentes e mortalidade cirúrgica, além de aumentar a segurança durante as cirurgias. Há evidências, por meio de estudos, de que o protocolo reduz complicações e salva vidas”, informou a gerente do centro cirúrgico do HC, Neuma de Souza.
Alguns dos itens a serem verificados são: segurança anestésica, funcionamento dos aparelhos, alergias conhecidas do paciente, condição das vias aéreas e risco de aspiração, avaliação de risco de perda sanguínea e contagem dos instrumentos utilizados durante a cirurgia, por exemplo.