Prospecção de gás incentiva estudantes cruzeirenses a buscarem qualificação

Cruzeirenses investem em qualificação profissional (Foto: Onofre Brito/Secom)

Cruzeirenses investem em qualificação profissional (Foto: Onofre Brito/Secom)

A prospecção de gás e petróleo no Vale do Juruá vem causando grande expectativa na população cruzeirense, especialmente no que toca à possibilidade de melhorar o índice de pessoas com emprego. Atraída pelas notícias da prospecção, a Petrogas, empresa que trabalha com qualificação profissional na área de petróleo e gás, instalou-se em Cruzeiro do Sul há dois anos. Neste sábado, aconteceu a formatura da primeira turma de 200 alunos no curso de Petróleo e Gás.

Segundo o coordenador geral da Petrogas em Cruzeiro do Sul, Jocemar Pinheiro da Silva, o curso ministrado abrange seis áreas: indústria do petróleo e energia; auxiliar de plataforma; logística; refino; gás natural e segurança, meio ambiente e saúde. O curso tem 96 horas de aulas teóricas além de visitas técnicas e atividades extra classe.

A população cruzeirense está bem informada e a procura pelo curso tem sido grande. Além dos 200 já formados, outros 600 estão frequentando as aulas. “A cada dois ou três meses estaremos formando novas turmas” – disse

O estudante Gustavo Silva está concluindo este ano o Ensino Médio e se formará na próxima turma no curso de petróleo e gás. Ele acabou premiado com uma viagem (Foto: Onofre Brito/Secom)

O estudante Gustavo Silva está concluindo este ano o Ensino Médio e se formará na próxima turma no curso de petróleo e gás. Ele acabou premiado com uma viagem (Foto: Onofre Brito/Secom)

O setor petrolífero abrange várias áreas. Explica Jocemar que para trabalhar na Petrobras só mediante concurso público, no entanto muitas empresas executam serviços terceirizados e elas certamente contratarão seu pessoal na região especialmente os mais qualificados. A empresa Georadar, que faz a prospecção de gás na região, já contatou muita mão-de-obra qualificada, dentre eles alunos da Petrogas.

A Petrogas atua também em Rio Branco, Cuiabá e Lucas do Rio Verde no Mato Grosso e está abrindo mais duas representações no Pará. A idade mínima exigida para os cursos é de 14 anos.

Para a professora do curso, Rosangela da Cruz Nascimento, a qualificação diferencia o profissional para pleitear uma vaga futura nesse ramo, pois as indústrias procuram pessoas que já tenham um mínimo de qualificação. “O curso é bem diversificado e o profissional poderá atuar em várias áreas dentro das indústrias”.

Vai mudar tudo

O estudante Gustavo Silva está concluindo este ano o Ensino Médio e se formará na próxima turma no curso de petróleo e gás. Ele acabou premiado com uma viagem ao Rio de Janeiro onde vai visitar usinas eólicas, a usina nuclear Angra I e plataformas da Petrobras, juntamente com estudantes de outras cidades. Ele viaja no dia 19 e retorna no dia 28.

Silva está entusiasmado com as notícias referente à exploração e acredita que o impacto será grande na região. “Cruzeiro do Sul vai mudar. A exploração de gás vai contribuir para melhorar a infraestrutura da cidade e melhorar o índice de emprego”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter