Propostas para melhoria do SUS são aprovadas no final da 7ª Conferência

As propostas foram votadas e aprovadas pelos delegados eleitos nas etapas municipais (Foto: Júnior Aguiar)
As propostas foram votadas e aprovadas pelos delegados eleitos nas etapas municipais (Foto: Júnior Aguiar)

Terminou na noite de sexta-feira,21, a 7ª Conferência Estadual de Saúde do Acre. O maior debate sobre saúde pública no Estado reuniu mais de 700 pessoas, por dia, no auditório da Faculdade da Amazônia Ocidental (Firb/FAAO), em Rio Branco, para discutir políticas públicas para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS), nas três esferas de governo.

Foram três dias de intensos debates sobre oito eixos temáticos. As discussões resultaram na elaboração de 337 propostas. Dessas, 40 serão encaminhadas a etapa nacional e 297 servirão de base para os gestores na elaboração do Plano Estadual de Saúde, para os próximos quatro anos (2016-2019).

O último dia da conferência também foi marcado pela eleição dos 48 delegados e suplentes que representarão o Acre na Conferência Nacional de Saúde, em dezembro deste ano, em Brasília.

As eleições foram homologadas na plenária final, onde também foram apresentadas 10 moções de apoio ou repúdio, assinadas e aprovadas pelos delegados da conferência. Uma das moções foi em repúdio ao uso de adesivos em carros com a imagem da presidente Dilma Rousseff, como forma de protestos.

“Isso não é protesto, é preconceito. Não podemos admitir que nós, mulheres, sejamos humilhadas dessa forma. Não é uma questão política, estou falando de respeito, tanto por ela ser mulher, como por ser a representante do Brasil”, disse Almerinda Cunha, autora da moção.

Elenilson Souza, coordenador da conferência estadual, avaliou o debate como positivo e afirma que superou as expectativas da comissão organizadora. “Tivemos uma conferência muito proveitosa e produtiva. Acredito que tenha sido uma das melhores que o Acre já fez. Tivemos muitas propostas à altura do que a saúde pública está precisando. Estamos saindo desse debate com sentimento de dever cumprindo”, disse.

O presidente da conferência e, também, secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, parabenizou o evento e disse estar orgulhoso do resultado final.

“Foram três dias de intenso debate que resultou em excelentes propostas que, ao serem aplicadas, terão impacto direto na qualidade do atendimento ofertado pelo SUS. Foi contagiante ver tantas pessoas apaixonadas e comprometidas com a saúde pública”, declarou Armando Melo.

Mais de 45 delegados de saúde irão representar o Acre na etapa nacional (Foto: Júnior Aguiar)
Mais de 45 delegados de saúde irão representar o Acre na etapa nacional (Foto: Júnior Aguiar)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter