Governo do Estado e bancada do Acre discutem desenvolvimento turístico do Juruá

Depois do bom resultado no lançamento do programa "Viaja Mais Jovem", do qual o Acre é piloto, o Estado pretende avançar ainda mais no turismo. Dessa vez, o secretário de Esporte, Turismo e Lazer (Setul), Cassiano Marques, reuniu-se com a bancada do Acre em Brasília para solicitar apoio na proposta de incluir o Parque Nacional da Serra do Divisor (PNSD) no roteiro de visitação turístico nacional.

reuniao_bancada_900.jpg Participaram do encontro o senador Sibá Machado, os deputados federais Pérpetua Almeida, Gladson Cameli, Nilson Mourão, Ilderlei Cordeiro e Henrique Afonso e o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Ambav), José Raimundo Moraes. Após conhecerem o planejamento da Setul de atividades voltadas para o setor, os políticos propuseram estudar o projeto, tirar dúvidas e afinar o discurso para, então, participarem de uma audiência com a ministra de Meio Ambiente, Marina Silva.

Criado em 1989, o PNSD tem uma área de 843 mil hectares. O secretário pede que os parlamentares reivindiquem que o parque seja incluído como uma das prioridades nacionais de visitação. Ele também sugere a criação de um Grupo de Trabalho formado pela Setul, Instituto Chico Mendes, Ministério do Turismo, Sebrae, comunidade e representantes da bancada para revisão do Plano de Uso Público, e a nomeação de um gestor específico para o Parque.

"Queremos promover o parque para visitações a partir de agências habilitadas à promoção do destino, capacitando os moradores da região a receber os turistas, tudo de forma correta, respeitando a preservação do lugar", diz o secretário.